Fim de semana

Num bate papo com os amigos João Carlos Santana e Jorge da Silva (PROCOM), percebi a falta de opções nas noites do fim de semana em nossa cidade.

Antes farei um flashback, para refletir. Quando tinha meus 14 anos de idade e dado início às minhas experiências como “baladeiro”, as opções do fim de semana dividiam-se em barzinhos, músicas ao vivo e discotecas. Recordo como se fosse hoje: Saia de casa em direção à Praça do Coronel, encontrava com a turma do colégio e do basquete e depois sentava no rodapé do clube Democráticos para apreciar o movimento que acontecia no Bar do Cebolinha.

Tempos depois, tive o prazer de curtir o Bar do Sr Maurílio e sua potente “Junk Box”. Lembro que colocávamos as fichas para ouvir as canções de nossas preferências. Como era bom curtir uma música ao vivo no Bar e Restaurante “Lua Nua”. Acreditem se quizer, até Ana Carolina cantou por lá, mas na época não era famosa e apenas algumas pessoas teve o privilégio de curtir. Inclusive nossos músicos: Emmerson Nogueira, Roger Resende, Kiko Furtado, Ricardo Itaborahy entre outros. Até mesmo minha ida para São Paulo nesta época não atrapalhou as curtições na garbosa. Recordo que a noite ainda reservava o melhor: a discoteca.

Interprice no bairro Santa Rita, que embalou nossas noites por anos ao som de Information Society. Como eu subi a Rua do Carmo!; e que morro heim! (risos) Mas nada atrapalhava nossa diversão. Muitas paqueras e danças. Depois, veio a Boite Hibisco do nosso querido amigo Keco Pinto. Com dois ambientes e muita música boa, o reinado desta perdurou por uns 5 anos em Nepopó City. O bicho pegava lá! (risos) Pra ter uma idéia, as noites de sexta-feira eram melhores, pois, nos sábados a casa ficava tão cheia que era ruim.

A verdade é que sempre tinha uma discoteca em atividade em São João, assim como foi a era Fábrica Dance Bar, que entrou em cena apresentando uma excelente estrutura. Era futebol no telão 4x3m, festa do blackout, desfiles de moda, bandas, festa dos R$ 0,50 e etc. Meu Deus! Como era bom aquilo! Mas passou... e até hoje nenhuma conseguiu “ficar de pé”.

As últimas que tentaram a façanha foram Infector e Oppera Club – mas não conseguiram segurar os eventos com casa cheia por todos os fins de semana e fecharam suas portas. E confesso que as duas com excelente estrutura. A pergunta é: - Por que não dá? Porque ambas estariam em bairros mais isolados do centro, talvez seja isso, mas também pode ser por causa da nova geração que prefere ficar em casa na internet, ou até mesmo por falta de grana – a entrada tinha um preço salgado.

Voltando ao assunto inicial do texto, o fim de semana passado foi a gota d’agua para aquele que gosta de diversão. Imaginem ter de ir embora pra casa dormir na sexta-feira às 00:15hs, por falta de eventos na cidade. E no sábado também.

O que está acontecendo com a noite de Nepopó city? Gostaria de saber. Os barzinhos fecham cedo e quase somos expulsos (risos). É preciso rever esses conceitos, a juventude está sem opções. Eu tenho a sorte de ter vivido o que escrevi anteriormente, mas e os novatos? Como eles ficam?

Comente em nosso espaço, vamos tentar promover ações para modificar esse cenário sãojoanense. Moramos em São João Nepomuceno, conhecido como a cidade das boas festas.

Abraço.

Comentários

  1. Muito bom Sabones!
    Estive em SJN no último fim de semana e foi isso mesmo q aconteceu. Fiquei de caraaaaaa.
    Abraços

    Felipe A. Gomes (JF)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. Quando a cidade deixou a Fábrica acabar não imaginava que tao pouco viria depois, ficamos à deriva, sem ter onde ir.

    ResponderExcluir
  3. A vida noturna e/ou social está muito banalizada. Foi aos poucos começando cada dia mais tarde, agora começa com as primeiras horas do novo dia (os convites sempre estão com a data errada).
    Os jovens são bem informados e querem diversão de qualidade; se esta não existe, é preferível não se expor.
    Os poucos estabelecimentos noturnos são sempre a mesma coisa. Não inovam o cardápio, não promovem eventos bacanas, e as cadeiras são aquelas plásticas que todo mundo já cansou de ver. Não existe visual sedutor.
    Sendo assim, o jovem sonha em ir pra Juiz de Fora e os coroas esperam pacientemente o novo baile do Trombeteiros, ou brigam por lugar ao luar lá no Bistrô.
    Carnaval? Ha muito tempo já invadiram nossa praia.....
    O negócio é vc, Sabones, começar e bolar eventos, pesquisas e tudo mais. Vale também dizer que os jovens querem chegar num bar com bebida na mão pedir uma coca cola e ficar a noite toda. Aí o podre do dono o bar tem que falir mesmo.
    Penso que opções culturais e gratuitas podem ser boas.
    inté mais.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Sabones , so gostaria de faser uma colocação.

    VC CITOU VARIAS CASAS NOTURNAS QUE NÃO CONSEGUIRAM FICAR DE PÉ CORRETO ??

    Acho que o problema não seria so a nossa cidade não,mas sim as pessoas que nela moram.

    A pouco tempo, tivemos a abertura do PUB onde se não me engano durou 2 MESES, e olha que não foi por falta de atração boa não viu ... por la passaram, bandas locais boas e sem falar nas conceituadas bandas de fora como RODRIGO ANTUNES e OS MONOFONICOS, RADIOLLA, FUNGOS FUNK, OPERAÇÃO TEKILA e outras e sem falar nos DJs de nomes tbem como Michel Souza André Manzo ,Davi e outros e o preço era de 5 a 8 reais de entrada e mesmo assim não enchia e olha que o PUB era perto da praça do coronel, nem precisavea divulgar nao ja que 00:15 sempre acaba a cerveja no ILSINHO E NO MARCELOS BAR.E CADA UM TOMA RUMA DE CASA.

    Acho que o povo que não gosta de coisa boa mesmo não pq quando tem Dj morango (NADA CONTRA ATE PQ TBEM GOSTO) em qualquer buraco a galera paga 15 a 20 reais.Sem falar nos FORROS de 5 e 8 reais do operario e Esaca.

    CADE OS TROMBETEIROS COM AS FESTAS QUE FAZIAM TODO MES TRAZENDO BANDAS BOAS ??
    NEM ISSO SE VÊ MAIS PQ AS PESSOAS ESTÃO PREFERINDO IR PARA OUTROS LUGARES e ate CIDADES e LA GASTAM MAIS DO GASTARIAM AKI.

    O POVO NÃO PODE RECLAMAR...... TEM QUE PARTICIPAR E APOIAR quando TIVER.

    OBSERVAçÃO : TIVEMOS A JORNADA CULTURAL NA CIDADE COM VARIAS ATRAÇÕES GRATUITAS COM PEÇAS DE TEATRO, CORAIS , SHOWS E TE PERGUNTO ALGUEM PARTICIPOU ???

    SÃO RARAS as CIDADES COM ATRAÇÕES BOAS E GRATUITAS INDEPENDENTES NA REGIÃO VIU. SÃO JOÂO É BRILHANTE E TEM PESSOAS QUE PROMOVEM BRILHANTEMENTE SO QUE A POPULAÇÃO NAO APOIA TBEM. ( SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE NE).

    ISSO TUDO REFLETE NO CARNAL QUE TANTOS FALAM QUEM VEM ACABANDO.

    ABRAÇO E PARABENS MEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  5. Nussss...gente!

    Esse assunto tá rendendo muito aqui e tb no site SJOnline - onde tb publico meus textos.
    Pena q muitos estão anônimos, mas isso não tem problema..o fato é q todos sabem q idéias e promoções serão necessárias para mudar o rumo da história.

    Mais do q isso! Colocar a mão na massa!

    Adorei os comentários, agradeço a cada um de vcs... e caso tenham uma idéia, vamos colocar em prática,ok!

    abraxxxx

    ResponderExcluir
  6. Meu grande e nobre Sabones!
    Muito legal seu texto sobre as noites e os fins de semana da Garbosa.
    É interessante observar, que mesmo em gerações distintas, como este fato vai sempre se repetindo.
    Quantas coisas boas ficaram somente na nossa lembrança. Muitas vezes, para dar lugar, a outras tantas, ainda melhores!
    Mas... “Que dá saudade, isso dá”.

    ResponderExcluir
  7. Fala meu grande amigo irmão Sabones!!! Saudações à você!!!
    Vamos promover a nostalgia agora?
    1993- Que ano bom hein! Seleção de handebol do Polivalente,atletismo e, a melhor parte; Lembra da quadra do Polivalente cheia de " moleques " de 14 à 15 anos querendo uma vaga no time da Tia Ângela,Andinho e Marcos, para disputar os JEM em Rio Preto? Como era bom!!! Garotos e garotas cheios de disposição e vitalidade, onde com sinceridade abro meu coração à você e, digo que ali conquistei minhas maiores amizades! E o dia da viagem? Lembra? Meu aniversário, morte da Verona (desculpe, mas tinha que lembrar isso, risos), nosso primeiro jogo em um torneio, vitória em cima de Juiz de fora (foi lindo!!), guerra de travesseiros a noite, o Marcos do lado de fora do quarto dizendo que iria chamar a ângela, o Maninho falando "Ele num saiu não, tá lá fora (ilário), o Paulo pitú olhando o Fufu de toalha (risos), no dia seguinte a vitória de 71 x 05 sobre Rio Preto (inesquecível), a entrega das medalhas e por vai..
    Daí por diante aconteceram aquelas viagens maravilhosas para jogos em Juiz de Fora na Academia, Leopoldina (odeio eles, risos), Conselheiro Lafaiete, éééé... Jogos inesquecíveis!! E o melhor de tudo, o surgimento do maior grupo de pagode de todos os tempos... Ladie's and gentleman's... DENTADA DE GALINHAAAAA!!!! " ME LIGA, ME MANDA UM TELEGRAMA, UMA CARTA DE AMOR, ÔH!! AÍ VEM O TARÚ, TARÚ, TARÚ E A JIBÓIA DO FUFU, FUFU, FUFU, E MÁRCIO SABONES TORCENDO PRO URUBÚ!!!"
    E as viagens para os JIMIS? Pagode na praça de Além paraíba, bundalelê em Conselheiro Lafaiete (ai, ai), o Fumaça chegando em cima da hora pro jogo contra Leopoldina(que explosão de alegria), grandes amigos como: Tadeu, Adi, Bebeto, Joãozinho, Estevão (e seu fundo de garrafa, risos). Passagens maravilhosas no basquete que, se eu for digitar tudo demorarei no mínimo uns três dias!
    Que galera unida né? Vários churrascos no Ricardo Eurico, na sua casa, em cima do sindicato, na casa do Bruno e do Breno, os aniversários do andinho (e como eram bons!). E quando chegava a noite todos se encontrvam no coronel lotado pra tomar mais cerveja e, na sequência aquela noitada maravilhosa no Hibisco!!! Bons tempos!!! Mas é isso meu irmão... Morro de saudade desses tempos, vira e mexe me pego lembrando aqui em São Paulo dessa época!! Acho que São João Nepomuceno nunca mais terá uma época como essa!! Um forte abraço cheio de saudade!! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus Mizael... cheguei a chorar aqui...fortes emoções meu gde amigo irmão.
    Saudades imensas da época do basquete - e como era bom o nosso time - o nosso pagode no Dentada de Galinha rsrsrsrs... e as festas...
    Tô muito feliz em tê-lo no meu blog, volte sempre!
    abraxxx

    ResponderExcluir

Postar um comentário