"ALIENAÇÃO"



O texto que vou escrever hoje trata de um assunto incomodo. Para muitos um tapa na cara, mas como um funkeiro já dizia: - “Um tapinha não dói...” Vou falar de alienação - aquilo no qual enlouquece e desvia uma pessoa (pensamentos e idéias). Não entendeu? Alienar no sentido de distrair as pessoas para um outro foco.

Vou dar um exemplo pra explicar. No domingo retrasado, ao ler o jornal Tribuna de Minas (JF), deparei-me com uma matéria em destaque num dos cadernos: “Quando apaga ou acende a luz eu grito Aê”. Trata de um texto bem divertido no qual explica a participação de mais de meio milhão de pessoas nesta comunidade do orkut. As pessoas participam, pois confirmam seus gritos de Aê ao apagar e acender das luzes. Até aqui, nada demais, mas se compararmos esta comunidade com a do Greenpeace, onde 50 mil pessoas são participantes, notamos uma exagerada diferença entre as tais.

O greenpeace é um dos principais órgãos de combate à destruição em massa ao meio ambiente. Uma importante Ong que tenta garantir o direito a vida do planeta para gerações futuras, com garra e muita dedicação. Recentemente, um episódio chocou o mundo quando chineses se atracaram em alto mar com os defensores ambientais jogando seu barco de grande porte na lancha greenpeciniana. Eles faziam pescas ilegais no pacífico e receberam a resistência da Ong.

O fato é que as pessoas em sua maioria não se incomodam com o que acontece no “mundo real”, ou seja, sem alienações. Com a comparação das comunidades do orkut temos apenas 10% do número de pessoas ligadas em algo útil. Na TV, o programa do Big Brother Brasil consegue alienar milhares de pessoas pelo canal aberto Rede Globo após “a novela das oito”, outra alienadora (risos..). Um programa de pouco conteúdo intelectual, baseado em histórias de pessoas enclausuradas em um determinado espaço. Tem suas mensagens, às vezes, observando que os participantes ocupam de um longo tempo na grade da emissora. Eles gritam, choram, brigam, reclamam e viram os bundões para o alto na beira da piscina. Todo mundo acompanha, decoramos os nomes, sutaques, frases e etc. Torcemos para um e odiamos outros. E agora pergunto: - Pra que serve isso? Tem gente que diz que é pra relaxar, igual a cigarro né, tem a mesma resposta.

Sabia que o momento em que as pessoas mais tomam banho no país é das 20hs às 21hs, justamente nos horários de telejornais como Jornal Nacional, Jornal da Band e Record. Você deve estar falando: - Ué! É o horário em que as pessoas chegam em casa. Pode ser, mas a maioria das pessoas retornam para suas casas, entre 18 e 20hs.

Opa! 2010, “ano de Copa”, bom né? E as eleições? Ninguém fala? Acredite se quizer - tem gente na rua que pergunta: - Esse ano a gente vota pra quê? Mas que o Kacá joga muito e é bonito todo mundo sabe. O Dunga é retranqueiro, todo mundo teme isso pra Copa. E por que os brasileiros não sabem em quem votar? Quem é o candidato retranqueiro? Será que somente 10% da nação brasileira saberá votar? Brasil! Não grita Aê quando apagar a luz, porque pode ser perigoso ao acender e quando enxergar o que está a sua frente, aí gritara: - meu Deus!

Se liga Brasil!!!!

Comentários

Postar um comentário