PRECONCEITO IDIOTA

Em minha leitura matinal deparei com a matéria do site G1 sobre jovens paulistas que ofendem nordestinos e cariocas que miram preconceitos aos moradores de periferias. Eles usam a internet para promover esses movimentos com textos agressivos e de total irresponsabilidade e desrespeito às pessoas mencionadas.



Em São Paulo, o estudante Caio César ofendeu a Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi que tem como enredo: “São Paulo, capital do nordeste”. Dentre algumas frases o jovem zomba dos nordestinos chamando-os de “povinho de cabeça chata”.

Infelizmente São Paulo foi cenário de vários casos de ofensas aos nordestinos, como no ano de 2010 com a estudante de Direito Mayara Petruso, alavancada com uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado.”O motivo era a indignação de Mayara pelo resultado das eleições 2010. Dilma venceu em todos os estados nordestinos.



No Rio de Janeiro, frases como: “as pessoas que moram no subúrbio, que moram na Baixada, são menores, são piores, são gentinha” agridem milhares de moradores cariocas. O uso da internet para promover preconceitos é crime. O autor de “tão notável” frase é o estudante de Direito João Marcos Crespo, morador próxima a área da Lagoa Rodrigues de Freitas – um bairro nobre da cidade.



Mas o que causa indignação com esta leitura é saber que em pleno século XXI presenciamos por antepassados pensamentos de ignorância e tolice. E mais, por pessoas que podemos chamar de letradas. Notamos dois estudantes de Direito envolvidos nos casos. Lamentável. Tanto estudo para quê?

Aprendemos com a vida amigos, não na universidade, que devemos respeitar e ser respeitado. Como sou de família mineira e graças a Deus aprendi a respeitar todas as pessoas, independente de posição social, chego a sentir vergonha ao ver que existe gente desse naipe. Concordo que não somos obrigados a lidar com todas as pessoas do mundo, mas também não podemos achar que são sacos de lixo.

Por que zombar nordestinos e suburbanos na internet, com frases ofensivas e vazias? Será que está errado ser um povo guerreiro que trabalha debaixo do Sol quente do sertão, que enfrenta desigualdade social secular graças a coronéis implacáveis na arte da exploração.Um povo que não desiste, tem coragem de mudar a vida deixando seus lares e sonhando vir para o Sul, TRABALHAR e dar melhores condições a sua família. Vamos dar as mãos e zuar também da “galera do morro”, que acorda às 5h da manhã, pega 3 ou 4 conduções por dia para trabalhar e retorna para sua casa após 23h.



Gritarei bem alto: “- Não estou entendendo!”. Estão dando às costas para pessoas que são exemplo de garra, luta e persistência. Que mesmo com as dificuldades conseguem sonhar em melhorar de vida! Por que zombar de um povo que luta tanto para ser feliz? De suas pobrezas e seus desafios? Será que, além disso, terão de aguentar esses babacas que vivem em ap´s, mansões e nunca tiraram suas “bundas brancas” para ralar de verdade e colaborar para o crescimento do nosso país. Pessoas que envergonham suas entidades de ensino e cursos. Ninguém merece!

O que esses playboy’s já fizeram de bom em suas vidas para julgar quem é melhor ou pior? Será que eles têm a ligeira noção do quanto é difícil pagar uma mensalidade de universidade, conta de luz, água e ainda comprar um carro em 40 parcelas com o dinheiro de seu emprego? Eles sabem? Claro que não, porque ficar o dia todo baixando músicas na internet paga pelo dinheiro do papai, a faculdade bancada pela pensão da vovó não permite que eles coloquem os seus pés limpos e cheirosos por spray anti transpirante no chão.

Um universitário não sabe o que acontece com eles? Não é preciso estar na universidade para saber disso. Todo mundo sabe. Milhares de nordestinos chegam as capitais do sudeste todos os anos. Trabalham nos serviços mais duros - aqueles que ninguém quer trabalhar. Já o povo das periferias é explorado em seus empregos, acuados por traficantes nos morros e tem pouquíssimas chances de melhorar de vida, mas mesmo assim, alguns conseguem. Suando a camisa playboy! São eles que constroem nossas cidades, varrem nossas calçadas, trazem risos com suas piadas (humoristas, repentistas), alegria com suas músicas e folclores (forró, samba, funk) e grandes empresários lucrarem. Infelizmente, muitos não conseguem nem empregos e ficam a mercê dos males das ruas - violência, drogas e etc. Outros mendigam e ficam presos por aqui, sem ao menos ter o dinheiro para retornar a sua terra natal.



Eles só querem a oportunidade de dar uma vida descente aos seus filhos. Muitos podem ser coleguinhas de classe desses autores irresponsáveis da internet, porque estudo não é coisa de rico. Não é exclusivo. O banditismo não está no DNA. Pessoa safada e corrupta pode ser rica ou pobre e ter nascido em qualquer região do país. O céu é o limite amigo! O nosso ex presidente da República é nordestino (cabecinha chata – conforme nosso colega paulista) - foi lavrador e metalúrgico. Acredito que esses “internautas semi nazistas” deviam amá-lo. E os Nardoni’s e a Suzana Von Richthofen eram brancos, paulistas, ricos, moravam em bairros nobres – segundo os estudantes, o tipo de pessoa perfeita para viver em sociedade.



O negócio é abstrair tudo isso e aplaudir as pessoas de bem do nosso Brasil. Ninguém é melhor do que ninguém. Que Deus abençoe as mentes desses idiotas que se acham superiores aos cães e golfinhos. Viva o povo brasileiro!

Comentários

  1. Sabones! Seu texto é maravilhoso!
    Cara, vc diz tudo, achei ótimo seus desabafos.
    Parabéns pelo blog
    Tá uma maravilha!
    Bjs

    Cinthia Ramos (BH)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Você poderia mandar este texto para o site do O Globo, para a seção "Opinião do Leitor". Acho que ele merece ser divulgado.
    Daniele

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Daniele!
    Vou enviar sim.
    Que bom q gostou...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Acho que o próprio ato de achar que pessoas "instruídas" não são imbecis acaba sendo uma forma de preconceito. Motivo pelo qual devemos estar sempre atentos a essas aberrações da natureza que, com seu jeito bacaninha, tentam lançar seu discurso de ódio. E denunciá-los, como você fez. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Jorge!
    Devemos construir um país justo. Como dizia Ataulfo Alves: "O cobertor tem de ser conforme o frio", rsrsrs
    Volte sempre em nosso blog.
    abraxxx

    ResponderExcluir

Postar um comentário