Encontro da Colônia Italiana acontece em SJN no próximo dia 4 e Casa D’Itália visita cidade



Imagem: Divulgação

Pela primeira vez em São João Nepomuceno um evento que pretende reunir os milhares de descendentes italianos da cidade e região, o 1º Encontro da Colônia Italiana no próximo domingo, dia 4 de outubro.

Na agenda do evento, uma missa na Igreja Matriz às 9h30 da manhã celebrada em italiano pelo Padre Leonardo e apresentações do Coral da Associação de Cultura Italiana  e o grupo de dança italiana “Tarantolatto”, ambos de Juiz de Fora.

Depois da missa, um almoço será organizado em parceria com a ASFECER (Associação Feminina de Combate ao Câncer) com a tradicional culinária italiana, às 12h30 na sede do Novo Clube Trombeteiros de Momo. Ainda segundo os organizadores, será um momento de confraternização e encontro de várias gerações e famílias de várias regiões, além de outras apresentações artísticas da cultura italiana.

Aos interessados de participar do almoço, o ingresso custa R$ 25,00 e já estão sendo vendidos nas lojas: Sovence (Rua Duque de Caxias), Bora Bora (Calçadão), e na ASFECER.


Cultura Italiana visita SJN nesse sábado

Na manhã desse sábado (26/09), organizadores do evento receberam a visita da professora de italiano da Associação de Cultura Italiana de Juiz de Fora, dona Vera Tomaz e do conterrâneo e já com nacionalidade italiana, o Dr José Marcos Girardi que entusiasmados foram à Igreja Matriz e na sede do Novo Clube Trombeteiros de Momo para conferir os locais do encontro.

Rita Fedrigo, Profª Vera Tomaz, Simone Carrada, Márcio Carrada e Dr José Marcos em visita a sede do Novo Clube Trombeteiros de Momo (foto: Márcio Sabones)
Eles ficaram entusiasmados e em entrevista ao Blog do Sabones disseram da importância deste evento, pois é a valorização de uma cultura que chegou oficialmente ao Brasil com sua imigração há 140 anos. A professora Vera externou da alegria de comemorar em São João Nepomuceno os 65 anos da Cultura Italiana de Juiz de Fora e enfatizou a receptividade de nossa terra garbosa. “Estou muito feliz pela acolhida de todos e de ver o empenho de todo mundo para que o evento seja sucesso”, comentou.

O são-joanense Dr José Marcos Girardi também exaltou a importância de promover cultura aos munícipes e que todos os cidadãos devem fazer parte disso. “O encontro é uma oportunidade para a sociedade são-joanense desfrutar da bela e rica história da Itália”, finalizou.
por Márcio Sabones

Veja mais:
 
Veja algumas fotos da visita 
Fotos: Israel Malthik

A Rádio Difusora entrevistou organizadores e membros da Cultura Italiana ao vivo. Na foto, Nei Paulino conversa com Simone Carrada.

O são-joanense também nacionalizado italiano Dr José Marcos fala da importância cultural deste encontro

Entrevista ao vivo com a Rádio Difusora
A professora Vera agradeceu a receptividade são-joanense

Márcio Sabones, Rita Fedrigo, Profª Vera, Simone e Márcio Carrada e Dr José Marcos

Organizadores, membros da Casa D'Itália e o repórter Nei Paulino

Comentários

  1. É muito grande a colônia italiana em São João Nepomuceno, mais de 40 sobrenomes italianos encontrei. Merce a festa, merece aplausos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Sim Paulette. Sem dúvida a maior colônia em nossa cidade. Estaremos lá pra conferir tudo.

    ResponderExcluir
  3. Promete ser uma bela festa. Parabéns aos organizadores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário