Horário de Verão começa neste domingo


O horário brasileiro de verão tem início neste domingo (18/10) e término no dia 21 de fevereiro de 2016. No entanto, os brasileiros dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal terão de adiantar seus relógios uma hora, a meia noite de sábado.

Contudo, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), com o horário de verão terão uma redução da demanda (entre 18h às 21h), em média, de 4% a 5% e poupará o País de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico.

A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Atualmente, o horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o carnaval, caso em que é postergado para o domingo seguinte.


por Márcio Sabones
 (baseado na nota oficial da ONS)



Comentários