Consciência Negra foi comemorada em SJN



Equipe do MOCIR (foto: divulgação)

Em São João Nepomuceno, o dia 20 de novembro que é feriado municipal em virtude da data de comemoração do “Dia da Consciência Negra” o MOCIR (Movimento de Conscientização e Integração Racial) organizou diversos eventos durante a semana para lembrar a cultura africana e a memória de Zumbi dos Palmares.

A data também foi da morte do “rei do quilombo alagoano” que foi executado e esquartejado no final do séc. XVII. Exposições, roda de samba, entrevistas em emissoras de rádio e um grande evento na sexta-feira (20/11), que estava agendado para acontecer no calçadão e devido a chuva foi transferido para a quadra da E.M.”Cel José Brás”. 

Comidas típicas, capoeira, aprendizados de como armar os turbantes, brinquedos para crianças (pula-pula, casa de bolinhas), bateria da Escola de Samba Esplendor do Morro e a presença do intérprete Veni Vieira da GRES Beija Flor de Nilópolis deram um tempero ao evento. Infelizmente a chuva que caiu por toda a manhã e tarde do feriado atrapalhou para obter um maior movimento para acompanhar o evento.

O Blog do Sabones parabeniza ao MOCIR e a todos que colaboraram com a comemoração. 

por Márcio Sabones
fotos: MOCIR

GALERIA DE FOTOS

Adilson França, Edison Souza, Dr Santos e mestre Faguinho

Capoeira do mestre Faguinho

Capoeira do mestre Faguinho



Felipe do Cavaco e Veni Souza com membros do MOCIR






 

Comentários