Museu Histórico é inaugurado em SJN



Museu Histórico de SJN é inaugurado (Foto: Márcio Sabones)

No último domingo (15/05), a cidade de São João Nepomuceno recebeu um novo local para o encontro de gerações, culturas e aprendizado. O Museu Histórico localizado no antigo prédio da Confecção Convés, em frente a Estação Rodoviária. A inauguração recebeu importantes personalidades, entre eles, o Embaixador da República Tcheca no Brasil, o Sr. Jiri Havlik e a esposa, a embaixatriz, Hana Havliková.


Também estiveram presentes, o prefeito municipal, Célio Ferraz, a vice-prefeita, Dulcinéa Reggi Barbosa, o secretariado municipal, imprensa e a comunidade são-joanense para sua inauguração.

Embaixador Jiri Havlik, prefeito Célio Ferraz e o pesquisador, Luís Antônio (Foto: Márcio Sabones)
No mesmo local, o museu, a Biblioteca Pública “Profª Maria da Glória Torres”, a diretoria do departamento municipal de esportes, a administração da Fundação Cultural e um espaço cultural. Na cerimônia de inauguração, o prefeito e o embaixador, junto dos pesquisadores Luís Antônio Fajardo Pontes e dona Maria do Carmo Sobreira retiraram o pano que revelou a placa de abertura do prédio.

Prefeito, Maria do Carmo Sobreira, Embaixador Jiri Havlik e Luís Antônio Fajardo (Foto: Márcio Sabones)
O prefeito cumprimentou o embaixador e disse da importância da aliança entre os países, Brasil e República Tcheca, pois o tratado assinado na Câmara Municipal desta cidade, na segunda-feira (16/05), de irmanação entre as cidades de Nepomuk (Rep. Tcheca), terra natal do santo padroeiro e da cidade mineira de São João Nepomuceno pode render frutos de prosperidade e de trocas culturais.

Embaixador Jiri Havlik
Segundo o embaixador, é o primeiro contrato formalizado entre uma cidade tcheca e brasileira de conhecimento dele. “Estou muito feliz de fazer parte disso, e estar nesta cidade tão simpática, hospitaleira e que tem um povo com muita desenvoltura. Espero que possamos trocar experiências, culturais e tudo que estiver ao nosso alcance”, finalizou. O casal tcheco hospedou na cidade por dois dias, participando de uma agenda de eventos em comemoração ao aniversário e dia do santo padroeiro, além é claro, de representar a cidade de Nepomuk no tratado das “Cidades Irmãs”.

 Depois da cerimônia de inauguração, todos foram convidados para assistir ao espetáculo teatral “Auto de São João Nepomuceno”, pela Cia de Teatro Novos Horizontes, no novo espaço cultural. Os diplomatas, autoridades e um excelente público acompanharam a história do mártir São João Nepomuceno, que morreu pela fidelidade a Igreja, não revelando os segredos de confissão da rainha. 
Auto de São João Nepomuceno emocionou plateia (Foto: Márcio Sabones)
O Museu estará aberto de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h. Segundo o Superintendente da Fundação Cultural, Leomarcio Alves, outros horários podem ser programados para abertura do local, para visitações e excursões.

O contato com a Fundação Cultural São João Nepomuceno é pelo telefone (32) 3261 1285 ou pelo e-mail: fundacaocultural@sjnepomuceno.gov.mg.br

Por Márcio Sabones
Fotos: Márcio Sabones

GALERIA DE FOTOS







    





 

   
 









 




 



 
 

 

Comentários