Estudantes do "Augusto Glória" em busca do passado da cidade

Novo Espaço Cultural recebeu alunos da E.M."Dr Augusto Glória" para palestras (Foto: Márcio Sabones)
Alunos do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal "Dr Augusto Glória" estão em atividades na 5º Olimpíada da Língua Portuguesa com o tema "O lugar onde vivo".


Entre as atividades desta olimpíada, os estudantes dos 7º e 8º anos estão a procura das memórias são-joanenses e para colaboração deste trabalho que será entregue em forma de textos e redações, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o advogado e ex-superintendente da Fundação Cultural, José Carlos Barroso, que também é um grande pesquisador do passado de São João Nepomuceno, o prefeito municipal Célio Filgueiras Ferraz, a vice-prefeita Dulcinéa Reggi Barbosa e seu esposo, o sr Luis Adalto e o jornalista Márcio Sabones, na manhã e tarde da última sexta-feira (17/06), no novo espaço cultural do Museu Histórico Municipal, localizado no antigo prédio da Convés.
Dr. José Carlos Barroso, prefeito Célio Ferraz e vice-prefeita Dulcinéa Reggi (Foto: Márcio Sabones)
O Dr. José Carlos Barroso iniciou o encontro com uma introdução sobre a história da cidade, desde a permanência dos índios Puris e Tupinambá há cerca de 300 anos, da fundação do município com a construção da capela do Rio Novo de Dentro, a atual Igreja Matriz em 1811, a doação de terras do Guarda Mor Furtado, de onde hoje conhecemos como largo da Matriz em 1815, dos tratados e emancipações em 1841 e 1880, dos personagens como Dr. Carlos Alves, Dr. Augusto Glória na política, até os dias atuais.

O advogado ainda citou três importantes sítios arqueológicos na cidade garbosa, sendo um pré-histórico, a reserva indígena dos Puris, na região dos Núcleos, onde encontraram pedaços de objetos confeccionados pelos índios e outros dois históricos, como as ruínas da antiga Usina Açucareira de Roça Grande, na qual restou a chaminé e da rede de tratamento de água e de esgoto no subsolo do centro da cidade. 

O prefeito Célio Ferraz disse da importância do museu e a preservação da história da cidade, assim como também respondeu as perguntas dos alunos sobre a infância em sua época. O prefeito, a vice-prefeita e seu esposo responderam e citaram diversas curiosidades que existiam naquelas épocas como os carnavais, bailes, o futebol, a política da boa vizinhança e a tranquilidade. Todos focaram nas bases familiares, escolares, e no respeito, que segundo eles, infelizmente diminuiu durante os anos. 

Prefeito conversou com os alunos (Foto: Márcio Sabones)
O jornalista Márcio Sabones também fez comparativos com as décadas de 70, 80 e 90 com as atuais e focou a tecnologia e o respeito entre as pessoas como grandes diferenciais destas gerações. Os convidados frisaram as dificuldades do passado, sem ou com pouca tecnologia, mas com uma comunidade mais harmoniosa e respeitosa. Os alunos ainda fizeram uma exposição com objetos antigos, como máquinas fotográficas, disco vinil, fitas cassetes, vídeos games, etc. 
Exposição de objetos antigos e fotografias (Foto: Márcio Sabones)
O Blog do Sabones agradece o convite para participar de tão importante e reflexivo evento e em especial a diretora Maria do Carmo Gotti Cestaro, a coordenadora pedagógica Ana Paula Guarnieri, aos professores Daniele Fernanda Teixeira Fernandes, Alfredo e Juliana Pacassini. Parabéns pela bela iniciativa e sucesso ao decorrer das Olimpíadas. 

Por Márcio Sabones
Fotos: Márcio Sabones

GALERIA DE FOTOS

























Comentários