Capoeiristas comemoram data do esporte em SJN

Mestre Faguinho abraça capoeirista em noite de comemoração na Praça Cel José Brás
Para uma justa homenagem, admiração e respeito a capoeira, um esporte misturado a dança, canto e cultura afro, vários capoeiristas de São João Nepomuceno reuniram na noite do último dia 3, na Praça Cel José Brás para juntos comemorarem o dia da capoeira. O mestre Faguinho do grupo “Mata Fechada” desta cidade levou crianças, adolescentes, jovens e convidados de outros grupos para a celebração.


A escolha do dia 3 de agosto é uma homenagem a criação da lei n°4.649 de 1985, do governo do estado de São Paulo que instituiu oficialmente essa data como comemoração a todos os capoeiristas. No entanto, o Blog do Sabones também vem por meio desta publicação homenagear e aplaudir a este esporte com características e identidade única que toca no coração do Brasil e de sua história.

Desde os terreiros da mãe África, ao triste e gelado navio negreiro, aos cativeiros de grandes fazendas e propriedades de engenho, ao grito de liberdade dos quilombos e a afirmação de esporte por lei e o reconhecimento universal por se tratar de um patrimônio mundial da humanidade, a capoeira traz em seus cantos e pontos, a travessia de séculos, e a ginga de um povo miscigenado e cheio de raça, fé e axé. Parabéns Capoeira!!!

Por Márcio Sabones
Fotos: Capoeira “Mata Fechada”


Veja mais:


GALERIA DE FOTOS







Comentários