Concurso de Poesias tem Ney Morais homenageado

Diretor teatral empresta nome de troféu a tradicional evento da poesia são-joanense e região
Diretora SESI, Renata Dalton, professora e organizadora Juliana Pacassini e homenageado Ney Morais (Foto: SESI-SJN)

A quarta edição do concurso de poesias, organizado pelo Centro Integrado SESI-SENAI de São João Nepomuceno aconteceu na noite do último sábado (29), no salão de festas do Botafogo FC com a apresentação de 30 poesias autorais nas categorias: Ensino Fundamental I (crianças do 1º ao 5º ano); Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio/Comunidade.


Segundo informações da professora de Língua Portuguesa e organizadora Juliana Pacassini, durante o período de inscrições foram recebidos 122 textos, entre os quais foram selecionados os 10 melhores de cada categoria, sendo 30 no total, para apresentação e análisesdo júri técnico, composto por representantes da classe artística e ao ensino de Língua Portuguesa. “O propósito do Concurso de Poesias é despertar a arte de uma forma geral nos alunos e em todas as pessoas da comunidade. E também homenagear pessoas que se dedicam a divulgar a arte em nossa cidade e levar a todos um pouco de beleza e emoção”, comentou Juliana.
Salão Social do Botafogo FC recebeu ótimo público (Foto: Kaique Filgueiras)
O homenageado da quarta edição do Concurso de Poesias foi o diretor de teatro Wolney Fabiano Costa Morais e logo na entrada do salão, uma galeria com fotos, figurinos e cenário que remetem o trabalho de Ney e de sua Companhia de Teatro Novos Horizontes foram expostas, além é claro de uma bela homenagem no palco junto aos artistas do grupo teatral são-joanense. 

A plateia também acompanhou os recitais, além de apresentações artísticas tais como o balé das alunas do Espaço de Dança, a Banda dos alunos do colégio, o cantor Edy Nascimento e a declamação de textos de cordel nos intervalos de cada categoria. Depois das análises dos jurados de cada poesia, os premiados:

Categoria Ens. Fundamental I
1º lugar: “O Sumiço” – Autor: Maria Luiza de Freitas Itaborahy Soares (Escola Municipal Coronel José Brás)
 2º lugar: “A praça” – Autor: Jhennifer Ribeiro Vargas (Escola Municipal Otávio Gonçalves – Carlos Alves)

Categoria Ens. Fundamental II: 
1º lugar: “Vida e Morte” – Autor: Giovana Freitas (SESI)
2º lugar: “Garota” – Autor: Isadora Reis Silva (SESI)

Categoria Ensino Médio e Comunidade
1º lugar: “Poesia?!” - Flávio Ferraz Lima (Comunidade)
2º lugar: “Ver de Verdade” – Autor: Carlos Eduardo Mauad Veiga (Comunidade)

Intérprete: João Marcos de Castro Silva que interpretou a poesia “Veleiro Coração”. 

Participaram do evento: SESI – Ensino Médio, Ensino Fundamental e EJA; Escola Estadual “Prof. Gabriel Arcanjo de Mendonça” (Polivalente), Escola Estadual “Oswaldo Cruz”, COLUNI – Viçosa (Colégio Universitário), Escola Municipal “Dr. Augusto Glória”, Escola “Augusto Glória” de Rochedo de Minas, Escola Municipal “Três Marias” (CAIC), Escola Municipal “Coronel José Brás”, Escola Municipal “Otávio Gonçalves” (Carlos Alves), Escola Municipal “Péricles Vieira Mendonça” e Escola Internacional SACI – Juiz de Fora.

O evento acontece a cada dois anos na cidade e já homenageou nas outras três edições e poetisa Déa Verardo Loures, a atriz Ana Dalila de Freitas e a artista plástica Ana Maria Fam. Mantendo a tradição, o próximo concurso acontecerá em 2018 e até lá, a organização terá tempo para a escolha da próxima personalidade artística da “cidade Garbosa” a receber a homenagem.

Márcio Sabones
(Matéria assinada por este jornalista no Jornal Voz de S. João,
edição nº 5482 de 5 de novembro de 2016)
Fotos: SESI








Comentários