São-joanenses representam Minas Gerais em Congresso Nacional de Pestalozzi

Pedro e Marcelo - Auto defensores da Escola Girassol de SJN em Fórum Pestalozziano no Espírito Santo junto à professora Luere Cence (Foto: Luere Cence)

Outra conquista para a conceituada Escola Especializada Girassol (Associação Pestalozzi) de São João Nepomuceno com a escolha de dois de seus atendidos, os jovens Pedro Henrique Belizário da Silva Gomes, de 16 anos e Marcelo Viana Barbosa, de 30 anos de idade para representarem o estado de Minas Gerais no XIV Congresso Nacional das associações Pestalozzi, entre os dias 23 a 26 de outubro, na cidade de Aracruz (ES). 
O evento com o lema “Nada sobre nós, sem nós” trouxe a discussão sobre ações de defesa e direitos sobre os próprios destinos, conduzidos e amparados pela nova Lei Brasileira de Inclusão (LBI). 

Marcelo e Pedro
Os rapazes participaram ativamente do 1º Fórum Pestalozziano onde foi estabelecido o Movimento Nacional de Auto Defensores (MONPAD). A autodefensoria surgiu no movimento da APAE (Assoc. de Pais e Amigos dos Excepcionais) e adotada em 1991, na Conferência anual norte americana de People First nos Estados Unidos. 

Ser um Auto Defensor é lutar pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, preocupando-se em despertar dentro do grupo de alunos, lideranças que possam ajudar uns aos outros. 

Em conversa com a professora Luere Cence que acompanhou os jovens ao Congresso, ela faz um resumo desta participação. “O MONPAD determinou o Conselho Nacional de Auto Defensores, onde Pedro e Marcelo participaram da escolha e eleição dos representantes da Região Sudeste. Contribuíram, também, para a concepção do Movimento, através de manifestos que orientei. Como professora-apoio e acompanhante dos alunos ao Congresso, posso concluir que os trabalhos em grupo e subgrupos no fórum, permitiu a eles exporem opiniões e ampliarem seus conhecimentos como civis e auto defensores”, explicou.

Os rapazes ficaram satisfeitos e retornaram à cidade empolgados com os aprendizados. Para o auto defensor Pedro, o Congresso lhe proporcionou conhecer mais sobre os seus direitos e dos seus colegas e como lutar por eles dentro da lei. 

E Marcelo disse que passará para seus colegas tudo que aprendeu sobre suas responsabilidades como auto defensor. 

Pedro e Marcelo com auto defensores de outros Estados brasileiros em encontro que reuniu representantes das Associações Pestalozzi de todo o país (Foto: Luere Cence)

A professora Luere disse que a autogestão permite que uma pessoa com deficiência ou não, possa gerenciar todos os aspectos da sua vida, desde habilidades básicas, até a ampla defesa de seus direitos. 

“Portanto, assim como em outros processos educativos, o exercício da auto defensoria pelos atendidos na Rede Pestalozzi, possibilita assumirem o controle de suas vidas, de modo a serem vistas e tratadas em condições de igualdade com as demais pessoas, respeitando-se, no entanto, sua condição de pessoa com deficiência, e, alertando sempre para o lema “Nada sobre nós, sem nós”, finalizou.

Pedro e Marcelo compartilharam experiências em Congresso Nacional (Foto: Luere Cence)

Comentários