Ernandes assume Prefeitura de São João Nepomuceno

Prefeito Municipal de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva (PSB)
A primeira semana da nova gestão municipal 2017-2020, com o prefeito Ernandes José da Silva (PSB), 49 anos, do vice-prefeito Sebastião Carlos Barbosa (PDT), de 63 anos, secretariado e diretores dos diversos setores municipais foi de apresentações, reuniões, encontros, cautela e análises por parte da equipe do governo.
Tudo isso, por causa da transição da gestão municipal e de uma nova equipe montada para os próximos quatro anos. Vale destacar a entrada de novatos, mas também a permanência de alguns profissionais das gestões do prefeito Célio Filgueiras Ferraz (passada), e o retorno de outros da gestão da Dra. Edmea Moreira Machado. “Nosso objetivo é aproveitar o talento e a capacidade de muitos funcionários efetivos e incentivar aqueles que são bons profissionais, independente dos lados políticos. Nesses três primeiros meses vamos precisar nos interar e aprender com todos os assuntos da Administração”, explicou o prefeito Ernandes.

Prédio da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno MG
Este prazo de meses citado recebe o nome pela gestão de “Agenda 100”. Ela é o período no qual toda a estrutura do governo municipal estará empenhada em analisar o que foi deixado pela gestão passada, e que será tema de uma série de reportagens do jornal Voz de S. João e nesta edição iniciamos com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Desenvolvimento Urbano). 

No período dos 100 dias iniciais, as secretarias estarão adequando a situação encontrada no dia 2 de janeiro, até o formato desejado e planejado pela nova Administração. No momento, apenas os funcionários efetivos (concursados), cargos de confiança do prefeito, funcionários contratados pelo processo seletivo (com datas de fim de contrato posteriores) e alguns poucos recontratados (caso necessário) estão em atividades. Até o final da última gestão, em dezembro de 2016, eram 625 concursados e 395 contratados, num total de 1020 funcionários, incluindo aposentados em atividades, pensionistas e licenciados. A medida até o momento, de não recontratar todos os funcionários ou contratar novos profissionais vem da análise financeira do município, mas que de acordo das necessidades de cada setor ou trabalho, as vagas poderão estar abertas e consequentemente ocupadas.

Sobre esta questão da rescisão dos contratos dos funcionários na gestão passada, uma situação que gerou um transtorno, logo na manhã do primeiro dia de governo de Ernandes. Ao chegar ao prédio da Administração, o prefeito foi abordado por dezenas de contratados da Secretaria de Obras (Limpeza Pública) que queriam saber da situação deles diante da nova gestão, no entanto, segundo conversamos com alguns servidores, os contratos que deveriam ser rescindidos no dia 31 de dezembro de 2016 não aconteceram e eles estavam confusos sobre a sequência no trabalho. 

O prefeito conversou com os funcionários e disse que estava tomando conhecimento da situação na chegada à Prefeitura, e de que a partir dali, como não foi feito anteriormente pela antiga Administração o Departamento Pessoal começasse a fazer as rescisões dos contratos. “O primeiro passo é a rescisão dos contratos, deveria ter acontecido no final do mandato da antiga Administração. Vamos tentar contato com os responsáveis da administração passada e saber o que pode ser feito sobre isso, e saber como proceder ou o que aconteceu. Depois disso, nós vamos analisar a questão das contratações, e saber de quantos funcionários vamos precisar”, informou o prefeito. Depois do que podemos chamar do primeiro stress, logo na chegada ao governo municipal, o prefeito cumprimentou os funcionários dos setores da Administração, como fez anteriormente nas secretarias de Obras, garagem e Policlínica.Assim como fez em todas as outras secretarias durante a semana. 

Os servidores do Paço da Municipalidade, tal como o secretariado, os diretores foram convidados ao salão de reuniões do gabinete para um momento de oração com o Padre Anderson Januário e o pastor Alfredo Santiago, assim como a fala de Ernandes, que ao lado da esposa Rita disse que espera um governo promissor e conta com a colaboração de todos, assim como ele tem a colaborar. Logo na primeira semana de mandato, os funcionários da Prefeitura passaram a cumprir o horário das 7h às 17h, com uma hora e trinta minutos de almoço. No caso da Administração no prédio do Paço da Municipalidade, os atendimentos ao público seguem nos horários de 8h às 10h e 12h às 16h30, e o restante do expediente com serviços internos.

Quadro de Secretários e diretores da Prefeitura Municipal
SECRETARIAS
NOMES
ADMINISTRAÇÃO E FAZENDA
ROBERTO ISAÍAS DE ALMEIDA SANTOS
EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E LAZER
BELKIS CAVALHEIRO FURTADO
SAÚDE
DR. RENATO GOMES DE SOUZA
DESENVOLVIMENTO URBANO (OBRAS, TRANSPORTE, MEIO AMBIENTE, SERV. PÚBLICOS) E COORDENAÇÃO DEFESA CIVIL
DR. MILTON SALGADO FILHO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
MARIA BERNADETE ALEXANDRE PINTO MENEZES
PLANEJAMENTO E GOVERNO
MÁRCIO AMÉRICO VERARDO
DESENVOLVIMENTO INDÚSTRIA E COMÉRCIO
JAIRO FURTADO NOGUEIRA
E TURISMO

AGRICULTURA E PECUÁRIA
SEBASTIÃO CARLOS BARBOSA
PROCURADOR GERAL
DR. SETEMBRINO DA SILVA R. FILHO
FUNDAÇÃO CULTURAL
RICARDO ITABORAHY SOARES


DIRETORIAS
NOMES
ESPORTES
FERNANDO DE LÉLIS PINHEIRO - KIBIL
CENTRO EPIDEMIOLOGIA
AMADO ROBERTO
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
ALAN FERNANDES
OBRAS
LUIS FERNANDO ARAÚJO FURTADO
EDUCAÇÃO
ELIANA MARIA SOUZA LIMA
POLICLÍNICA
GEOVANA FERRAZ SOARES
ODONTOLOGIA
GABRIEL VERARDO LOURES - BIEL
SAÚDE DA FAMÍLIA
CAROLINA BAIRRAL
DEPTO PESSOAL POLICLÍNICA
ELISABETE FURLAN
CONTABILIDADE E TESOURARIA
LEONARDO ARAÚJO RIBEIRO
TRIBUTAÇÃO
LUIS SÉRGIO CORREA DE OLIVEIRA
RECURSOS HUMANOS
JOSÉ LUCIANO VALENTE FONSECA
Alguns nomes ainda podem ser confirmados em outras áreas

Márcio Sabones
(Matéria de capa do Jornal Voz de S. João, edição 5491,
assinada por este jornalista)

Foto: Márcio Sabones

Comentários