Prefeitura assina contrato com a COPASA

Diretora presidente da COPASA, sra. Sinara Meireles, prefeito municipal de SJN, Ernandes José da Silva e Diretor de Operações Sul da COPASA, Sr. Frederico Delfino no momento de assinatura do contrato (Foto: Márcio Sabones)

O Prefeito Ernandes José da Silva, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Milton Salgado Filho e o secretário municipal de Governo e coordenador da Comissão Especial de Avaliação e Acompanhamento das Propostas do Procedimento de Manifestação de Interesse para a inserção de propostas do Contrato de Programa, Márcio Américo Lima Verardo, estiveram na manhã de terça-feira (19/12), na sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), em Belo Horizonte, para a assinatura do contrato de Prestação de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário da Sede Municipal de São João Nepomuceno e de serviços de abastecimento de água nos Distritos de Carlos Alves, Itui, Roça Grande, Taruaçu e no povoado de Araci, conforme autorizado pela Lei Municipal nº 3.140, de 30 de outubro de 2017 firmado com esta empresa e a Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno.

Na ocasião, os representantes do município junto a Presidenta da COPASA-MG, Sra. Sinara Meireles, o Diretor de Operações Sul da COPASA, Sr. Frederico Delfino e o Superintendente de Concessões da COPASA, Sr. Faissal Emílio Dabien Haddad assinaram o contrato que dará a concessão de 30 anos de prestação de serviços em São João Nepomuceno.


A Presidenta da COPASA disse da importância da renovação do contrato na cidade e elogiou o plano municipal de saneamento apresentado. Ainda citou do compromisso firmado em contrato a ser cumprido a partir de agora procurando atender a população da melhor forma possível.

Superintendente da COPASA, Faissal Haddad, secretário de Governo, Márcio Américo, secretário de Desenv. Urbano, Milton Salgado Filho, Presidenta da COPASA, Sinara Meireles, prefeito Ernandes e diretor de Operações da COPASA, Frederico Delfino (Foto: Márcio Sabones)

O Diretor Frederico Delfino informou que a COPASA estará iniciando o trabalho em campo com análises e a construção de um relatório com as demandas municipais. “Já na primeira semana de janeiro de 2018, estaremos reunidos de novo com os representantes da Prefeitura de São João Nepomuceno para os ajustes e início dos trabalhos. A COPASA já passou por momentos difíceis no passado, e agora podemos dizer que estamos com plenas condições de executar e honrar o nosso compromisso com o contrato assinado nesta sala”, explicou o diretor.

Ainda neste encontro, o Prefeito Ernandes externou a confiança na COPASA para o cumprimento dos objetivos estabelecidos neste contrato.

“É uma vitória pois é uma das ações que faz parte de nosso plano de Governo que traz a proposta em relação ao Meio Ambiente e infraestrutura para buscar uma solução adequada em cumprimento as leis ambientais em vigor com relação ao tratamento de resíduos sólidos e esgotamento sanitário”, comemorou o prefeito.

VÍDEO ASSINATURA DO CONTRATO EM BELO HORIZONTE (POR ASCOM – SJN)


ENTENDA O CASO

A COPASA presta serviços em São João Nepomuceno desde 12 de novembro de 1.975 e estava com o antigo contrato vencido desde 12 de novembro de 2.015; sem promover os investimentos necessários para atender a demanda quantitativa e qualitativa dos munícipes.

Atento à importância da questão, o Executivo iniciou o ano de 2017 realizando diversos estudos e consultas a especialistas na área, com a proposta de uma Autarquia própria, para a prestação dos serviços necessários. Em sequência, foram desenvolvidas reuniões e negociações com a COPASA, por vários meses no qual o Executivo começou a enxergar viabilidade de renovação de contrato. Visto que a situação econômica do país e principalmente do Estado, o município não conseguiria recursos para cumprir as metas do Plano para a criação da Autarquia.

Em seguida foram desenvolvidas reuniões e tratativas com a COPASA, sendo certo que, após vários meses de negociação, o Executivo vislumbrou a viabilidade de renovação de contrato do serviço de abastecimento de água e também a concessão do serviço esgotamento sanitário. A COPASA inicialmente admitia pagar somente R$ 2,5 milhões pelos ativos do município. Logo depois, em novas negociações o valor chegou a R$ 4,5 milhões, proposta ainda não aceita pelo Executivo, e consequentemente longas e exaustivas negociações se realizassem até o valor de R$ 6 milhões, sendo este razoável e aceita a proposta.

Desta forma, aconteceu a realização de uma Audiência Pública na Câmara Municipal, com a presença dos representantes do Ministério Público, Prefeitura Municipal, sociedade civil e apresentação da proposta da COPASA pela sua diretoria, tendo aceitação pelos vereadores (Legislativo).

Em sequência, foi votada e aprovada a Lei Autorizativa na Câmara Municipal nº 3.140 de 30 de outubro de 2017, que autoriza a celebração entre o Município de São João Nepomuceno e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) a firmarem o contrato de Prestação de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário da Sede Municipal de São João Nepomuceno e de serviços de abastecimento de água nos Distritos de Carlos Alves, Itui, Roça Grande, Taruaçu e no povoado de Araci.

Sendo assim, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), foi colocado sob consulta pública por um período de 10 dias, sendo na oportunidade constituída a Comissão Especial de Avaliação e Acompanhamento das Propostas do Procedimento de Manifestação de Interesse para a inserção de propostas em sua primeira revisão. Ao término do prazo, realizou-se a Audiência Pública com a aprovação do PMSB pela Câmara Municipal por unanimidade, no dia 30 de novembro de 2017, devidamente aprovado sua revisão conforme Lei 3.157 de 1º de dezembro de 2017.

Seguindo cronograma de trabalho, a minuta do contrato de programa da Prestação de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário da Sede Municipal de São João Nepomuceno e de serviços de abastecimento de água nos Distritos de Carlos Alves, Itui, Roça Grande, Taruaçu e no povoado de Araci foi colocado sob consulta pública por um período de 10 dias, sendo neste momento criado a Comissão de Avaliação e acompanhamento das Propostas do Procedimento de Manifestação de Interesse. Ao término deste prazo realizou-se a Audiência Pública com a participação de autoridades, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG e da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – ARSAE/MG, no Museu Municipal, no dia 12 de dezembro de 2017.

Veja mais:

Em sequência foram tomadas todas as providências legais, inclusive com publicações de todas os documentos no site da Prefeitura e em seu Diário Oficial, e a assinatura do contrato no dia 19 de dezembro de 2017.

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