Blog do Sabones - Expediente

Blog do Sabones - Expediente

segunda-feira, 22 de março de 2010

HISTÓRIA DE HELENO DE FREITAS VIRARÁ FILME





Um dos maiores craques da história do futebol terá sua história de vida contada nas telinhas do cinema. Heleno de Freitas, filho de São João Nepomuceno (MG) e polêmico jogador de futebol das dácadas de 30, 40 e 50 pelo Botafogo, Fluminense, Vasco, Boca Júniors (Argentina), Atlético Barranquilla (Colômbia), Santos, América e Seleção Brasileira é o projeto do ator Rodrigo Santoro, para seu próximo filme.

Heleno foi considerado o primeiro craque problema do futebol brasileiro e isso fez com que tivesse uma vida curta e conturbada. Um dos mais brilhantes atacantes de nosso futebol, de passes precisos, rápidos e cabeceio mortal. Faleceu aos 39 anos de idade, no Hospício São Sebastião da cidade de Barbacena, em 8 de novembro de 1959, vítima de Sífilis.

Santoro, vascaíno e amante do futebol, diz ter despertado interesse por Heleno quando teve primeiras informações sobre o jogador. Ao mesmo tempo bonito, galã, inteligente, temperamental, irresponsável e violento, Heleno é um mito, algo inexplicável.Vários quesitos para uma difícil interpretação de um ator já consagrado. Um desafio.

Por enquanto, só existe o projeto, nada foi filmado ainda e no último sábado (20), Rodrigo Santoro esteve em São João Nepomuceno, terra onde o craque nasceu e viveu até os 13 anos de idade. Chegou de surpresa, para não causar alvoroço, mas quando de sua descoberta, os fãs enlouqueceram. O ator foi ao túmulo de Heleno que fica no cemitério municipal, deu entrevistas a imprensa local, foi a Rua Capitão Braz, local de seu nascimento e conversou com o Sr. Guti Barroso, que foi goleiro do Mangueira F.C. no passado e teve a honra de jogar ao lado do craque ainda na infância.

O ator também foi recebido na residência de Marcelo (Foguete), encontrando vários recortes de jornal, fotos, revistas e assistiu a documentários sobre Heleno – ficou impressionado. A avaliação de Santoro foi positiva, apesar de curta, prometendo outras visitas em São João Nepomuceno.

Como cidadão sãojoanense, torço para que algumas cenas do filme aconteçam por aqui, valorizando e apresentando a Cidade Garbosa para o Brasil e o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário