1º Encontro de Colônia Italiana foi sucesso em SJN

Apresentação do grupo Tarantolato (foto: Márcio Sabones)


Tutti buona gente! A expressão em italiano foi demonstrada na prática nesse domingo (04/10), com um evento repleto de boas pessoas na primeira edição do encontro de famílias italianas em São João Nepomuceno (MG).

A organização ficou a cargo de alguns membros de famílias italianas da cidade que tiveram a ideia e começaram a convocar colaboradores, parcerias e apoio para a realização desse momento histórico no município.
Organizadores e parceiros da Cultura Italiana de JF (foto: Márcio Sabones)
No período da manhã, uma linda missa celebrada em italiano na Igreja Matriz pelo Padre Leonardo iniciou com a entrada das bandeiras do Brasil, Itália, Minas Gerais e São João Nepomuceno. Todas as cadeiras da Igreja foram ocupadas com as diversas famílias descendentes na cidade e região.
A entrada das bandeiras do Brasil, Itália, Minas Gerais e São João Nepomuceno iniciaram a cerimônia (fotos: Márcio Sabones)



Famílias acompanharam a missa na manhã de domingo (foto: Márcio Sabones)


Missa celebrada em italiano pelo Padre Leonardo (foto: Márcio Sabones)
O Coral da Associação de Cultura Italiana de Juiz de Fora também apresentou belas canções sacras, assim como as leituras em italiano da professora da Cultura Italiana de Juiz de Fora, dona Vera Tomaz, a são-joanense e professora Sueli Verardo e a homilia do padre Leonardo.
Coral da Casa D'Itália (foto: Márcio Sabones)
A história da imigração italiana, os costumes do povo que há 140 anos escolheu o Brasil para viver e a comemoração dos 65 anos da Cultura Italiana em Juiz de Fora também foram abençoados na missa que teve uma duração de aproximadamente uma hora.

Ainda na celebração da missa, o são-joanense Ramon Gouvea agraciou o evento com um belo canto de Ave Maria em latim. “Fiquei extremamente emocionada com tudo, mas o canto do Ramon não resisti e chorei”, disse a organizadora Simone Carrada.
O são-joanense Ramon Gouvea emocionou os fiéis (foto: Márcio Sabones)
Os organizadores do encontro em nome da população são-joanense entregaram a professora Vera, um certificado para a Cultura Italiana de Juiz de Fora pela parceria, a contribuição e participação no evento. A professora agradeceu. "Em nome da Cultura Italiana sente-se honrada em participar de tão importante acontecimento. Falar de nossos antepassados e trazer a nossa cultura para todos é gratificante, ainda mais como uma cidade como São João Nepomuceno, onde fomos tão bem recepcionado e valorizados".
A professora Vera exibe certificado que a cidade de SJN entregou a Cultura Italiana (foto: Márcio Sabones)

Vídeo da missa celebrada em italiano pelo Padre Leonardo 
Logo depois, um palco que foi montado na parte externa da Igreja serviu para a apresentação do Grupo de Dança Folclórica Italiana, Tarantolato de Juiz de Fora. 

Centenas de pessoas ficaram encantadas com as diversas danças apresentadas, a Tarantella, valsas, o Funiculi Funiculá entre outros sucessos da cultura italiana.

Grupo de dança Tarantolato (foto: Márcio Sabones)
Centenas de pessoas acompanharam apresentação na Praça da Bandeira - Matriz (foto: Márcio Sabones)

Vídeo da apresentação d Grupo de Dança Folclórica Italiana "Tarantolato"


Almoço tipicamente italiano

Não poderia faltar a tradicional massa italiana (foto: Márcio Sabones)
Já no período da tarde, um almoço foi servido na sede do Novo Clube Trombeteiros de Momo. Por lá, o Coral da Associação de Cultura Italiana e o grupo de dança Tarantolato voltaram a apresentar, desta vez com novos números. 

O Coral homenageou o evento com as belas execuções do hino nacional brasileiro e depois o italiano. Cantigas italianas e até mesmo uma mistura de Itália e Espanha com a simpática apresentação de uma senhora e suas castanholas.

Hinos nacionais do Brasil e da Itália foram executados pelo Coral Ass.Cultura Italiana (foto: Márcio Sabones)

O salão de festa dos Trombeteiros lotado para almoço (foto: Márcio Sabones)
O Tarantolatto exibiu além de danças típicas da Itália (baile de Máscaras de Veneza, danças dos camponeses, festejos da colheita, etc), também a Mazurka e a Polka. “Muito bonito o que estou vendo aqui em São João. É cultura pura”, comentou Luis Fernando Zampa, descendente que estava admirado com a performance do grupo.
O baile de máscaras de Veneza (foto: Márcio Sabones)

Apresentação do Tarantolato com grande plateia (foto: Márcio Sabones)
O almoço foi servido pela ASFECER (Associação Feminina de Combate ao Câncer) para centenas de pessoas com diversos tipos de massas e carnes. Enquanto almoçavam, um vídeo com fotos e registros de famílias italianas da “Cidade Garbosa” foi exibido para apreciação de todos. Foram registros históricos com imagens centenárias.
ASFECER serviu o almoço italiano (foto: Márcio Sabones)

A abelinhas da ASFECER (foto: Márcio Sabones)
A sede dos Trombeteiros ficou lotada e o evento foi sucesso, não somente pelo número de pessoas que participaram, mas também pela qualidade das atrações, o horário respeitado como agendado e da troca de conhecimentos e aprendizado.

O Blog do Sabones agradece o convite e parabeniza os organizadores e apoiadores pelo excelente evento cultural que tem de acrescentar o prestígio de nossa São João Nepomuceno.



ALMOÇO 
























Comentários

  1. Parabéns Sabones , pela belíssima cobertura que realizou do 1 Encontro da Colonia Italiana de S João . Muito obrigada por seu apoio desde as primeiras ações e preparativos para este evento. Grande abraço !!!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço minha querida amiga Rita e essa família maravilhosa. Apesar de não ser italiano de sangue, mas agora de coração senti honrado de poder participar deste evento que sem dúvida entrou para a história de nossa "Cidade Garbosa". Mais uma vez parabéns pela iniciativa de vocês e a coragem e competência de organizar tão belo evento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário