Relembrando: Trombeteiros e Democráticos


Águia dos Trombeteiros e o Galo dos Democráticos

Talvez os mais jovens, aqueles com menos de 30 anos de idade não conheçam ou nem fazem ideia do quanto são tradicionais os hinos dos clubes carnavalescos Trombeteiros e Democráticos em São João Nepomuceno.

A águia “vermelho e verde” dos Trombeteiros, e o galo alvinegro dos Democráticos eram protagonistas de maravilhosos bailes das noites nos salões do carnaval são-joanense. Entre as marchinhas e sambas, os hinos eram obrigatórios e levantavam os foliões que apaixonados por seus clubes levantavam suas mãos, abraçavam e batiam no coração ao cantar cada verso da música.

Os Trombeteiros com mais de 90 anos e os Democráticos que já passou dos 100 anos tem suas sedes sociais ao redor da Praça “Cel José Braz”, palco do carnaval da cidade desde o início do séc. XX. Ambos os clubes tem suas sedes country (Trombeteiros) e campestre (Democráticos) com estrutura de banhos, esportes e lazer.
Sedes dos clubes em meados do séc. XX (fotos: internet)
Trombeteiros Country Club (foto: site Trombeteiros)
Clube Campestre Democráticos (foto: internet)
Em conversa com diversos amigos que já passam dos seus 80 anos de idade, eu tive a oportunidade de escutar diversas histórias que envolviam a rivalidade e a competição no carnaval da Garbosa com as críticas (carros alegóricos com mensagens sobre o clube e brincadeiras e gozações ao rival).

Com o passar dos anos, a sociedade passou a dividir os corações para os tradicionais bailes de carnaval. Em minha casa, meus irmãos e eu testemunhamos uma “guerrinha” em particular entre os meus pais (risos). Pois meu pai apaixonado pelos Democráticos e minha mãe pelos Trombeteiros disputavam o coração dos filhos para seus lados nos carnavais.

Recordo certa vez quando pequeno, minha mãe havia comprado os permanentes (bilhetes de entrada para todos os dias de carnaval) nos Trombeteiros e meu pai era presidente do Clube Campestre Democráticos. “Cães e gatos” perdiam para a confusão em casa kkk.

Tudo relembrado com muito carinho por todos nós e nada melhor para voltar ao tempo escutando e cantando com a legenda os hinos desses dois clubes que sempre serão respeitados e amados por todos os são-joanenses. 

E você, caro leitor. Tem alguma história dessa época para contar?  Queremos saber, e é só usar nosso quadro de comentários para compartilhar com a gente.
por Márcio Sabones

HINO DOS TROMBETEIROS

HINO DOS DEMOCRÁTICOS
 

Comentários

  1. Fui criado no Novo Clube Trombeteiros de Momo, de cuja fundação meu avô materno,Dr. Alcibíades de Araújo Porto ,"Nenem Porto" foi um dos fundadores. Mas sempre dei minhas "escapadas" para os bailes de carnaval do Clube Democráticos, pelo qual eu sempre tive simpatia. Porém, no coração, o Trombeteiros sempre esteve em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos hinos tão bonitos!!!!! Tínhamos que resgatar esses carnavais nos clubes.... Tenho certeza que reuniríamos várias pessoas com esse mesmo objetivo.... Tudo de bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. Meus carnavais em São João Nepoceno foram no início dos anos 70. Muita animação mas para mim o ponto alto era a disputa sadia entre Trombeteiros e Democráticos, com a força e beleza de seus hinos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário