Blog do Sabones - Expediente

Blog do Sabones - Expediente

terça-feira, 31 de maio de 2016

“Cultivar-te” leva atividades para a escola

Alunos conheceram a arte com os cipós, chamado de filtro dos sonhos (Foto: Cultivar-te)
Uma união entre jovens são-joanenses, e participantes de atividades culturais em São João Nepomuceno deu início ao Cultivar-te. Nos primeiros passos dessa iniciativa, reuniões, encontros e planejamento dos membros do grupo. Daí o formato e a sua essência. “Temos o objetivo de levar às escolas da cidade, oficinas, debates e palestras sobre diversas áreas, tais como a agricultura, o teatro, a música, as artes plásticas, etc. Esperamos dar oportunidades às pessoas de conhecer e aprender novas áreas. Nossa logomarca traz um pouco dessa ideia de plantar coisas boas e depois colher um resultado positivo”, disse em entrevista, um dos membros fundadores do Cultivar-te, Kaique Lima.


Novas alternativas aos alunos. Uma delas o Rap, com improviso e ritmo (Foto: Cultivar-te)
A primeira escola a receber o Cultivar-te foi a Escola Estadual “Oswaldo Cruz”, que em dois dias, teve a rotina do educandário modificada, levando seus alunos a participar das atividades. Os alunos aprenderam técnicas de plantio e cuidados com vegetais, no que chamam de coletivo, também tiveram uma iniciação de práticas artísticas com cipó (filtro dos sonhos), em confecções de laços e trançados. Uma introdução a poesia e, apresentações de poemas escritos pelos estudantes deram charme e valor ao evento. O teatro também foi representado com oficina, introdução, trabalho corporal, vocal e roteiro. Mas entre as atividades, a que sem dúvida mais atraiu os alunos foi o Rap, com apresentações entre os estudantes e até professores no pátio da escola, numa verdadeira batalha de rimas, improvisos e diversão.

Vice-diretor: Diego Delage
Em entrevista, o vice-diretor da escola, o professor Diego Delage, disse como foi que o projeto chegou até a escola. “Uma aluna minha do Apoio, chamada Maria Fernanda falou sobre o projeto (ela faz parte), e disse que eles queriam fazer algumas atividades no “Oswaldo Cruz”. Fizemos alguns encontros, eles foram até a escola algumas vezes para falar com os alunos, e marcaram a data”.

Diego ainda citou da importância deste projeto e como foi a repercussão dele entre os alunos. “O evento foi muito importante, pois mostrou aos alunos que a escola vai além da sala de aula. Também mostrou que nós nos preocupamos em levar atividades do interesse deles para a educação. Nos dias do evento e também após, os alunos relatavam a satisfação de ter participado das oficinas e se diziam satisfeitos com a escola. Eles elogiavam a postura [do educandário] e já ficaram ansiosos por outras atividades. Isso fez com que eles se identificassem mais com a escola e se interessassem mais”.

A equipe do projeto Cultivar-te destacou poesias de alunos vencedoras.Vale conferir: 





Em breve, o projeto será ampliado com oficinas de artes plásticas, literatura e palestras motivacionais, além de visitas em outras escolas da cidade. Os interessados em participar e conhecer o Cultivar-te, o contato é Kaique (32) 9 9931 2394.

Clique aqui e conheça a página do Cultivar-te no Facebook

Por Márcio Sabones

Fotos: Cultivar-te SJN

GALERIA DE FOTOS









Nenhum comentário:

Postar um comentário