Rádio Difusora comemora 63 anos de atividades



Programa Difusora Entrevista lembrou histórias da emissora em seis décadas de história (Foto: Márcio Sabones)

“A rádio do povo”, como é chamada pelos são-joanenses e que usa esse slogan na sua programação, a rádio Difusora AM, 1.420 Khz está em festa nesse sábado, dia 16 de julho, quando completa 63 anos de história em São João Nepomuceno – MG.


O Blog do Sabones esteve nos estúdios da emissora e junto ao atual diretor Isaías Sporch de Freitas, o apresentador Luis Carlos Dutra e a ex-funcionária e hoje aposentada, Maria das Graças, que por mais de três décadas trabalhou na empresa participaram do programa “Difusora Entrevista” de ontem, ainda com a participação dos repórteres Claudinei Paulino e Israel Malthik, além dos telefonemas e mensagens que chegavam a todo instante. 

Estúdio da Rádio Difusora de São João Nepomuceno - MG (Foto: Márcio Sabones)
A rádio que já se chamou Multisom, Furiosa, Difusora, entre outros nomes teve sua primeira transmissão por Mateus Caldas de Oliveira em 16 de julho de 1953, no segundo piso do prédio, onde hoje funciona o Museu Histórico Municipal (antiga Convés). A emissora também pertenceu, antes da atual gestão do grupo da Cia Força e Luz, Cataguases Leopoldina e contou com muitos funcionários e nomes que foram relembrados durante o programa matinal

Diretor da Rádio Difusora, Isaías Sporch de Freitas
Isaías disse que antes de “comprar” e ser diretor da emissora, era anunciante da Multisom (nome antes do atual) e investiu muito em propagandas na ocasião, quando, depois de um tropeço empresarial teve de retomar com esforço a tranquilidade financeira. “Eu fiquei com uma pequena loja de materiais de construção, no prédio da antiga Casa Leite, depois que o presidente Collor fez aquele plano econômico que segurou o dinheiro da poupança. Foi um susto e o dinheiro sumiu. Daí, eu tive que vender alguns imóveis que tinha e peguei uma boa parte do dinheiro e investir em propaganda no rádio com promoções, etc. Foi aí que voltei a crescer, e em 2003, numa conversa com o Ivan Botelho, diretor da rádio oferece-me a emissora. Foi um dos maiores desafios de minha vida, e em 2004 assumi. Graças a Deus, 12 anos de muito trabalho e ensinamentos”, comentou Isaías.

Hoje, a Rádio Difusora conta com 16 funcionários entre locutores, repórteres, operadores, técnicos, escritório, recepção, cozinha e  ainda conta com um site para estender informações e tornar possível que pessoas de qualquer parte do planeta tenham a possibilidade de escutar a rádio do povo. (Clique aqui e entre no site oficial da emissora)

Aproveito nesse texto, a chance de parabenizar e homenagear a Rádio Difusora por todos esses anos de trabalho em prol de São João Nepomuceno e região. Tenho a honra de dizer que trabalhei e colaborei com a conceituada emissora nos programas “O desafio da colina” (Reallity Show), “Música na Chapa” (nas tardes de sábado” e também ter trabalhado na cobertura do Carnaval de 2011 e participado como jurado nos programas “Show de Talentos”, “Concurso de Marchinhas de Carnaval” e por algumas oportunidades de estar na equipe de jornalismo esportivo na transmissão ao vivo do futebol da nossa região.
Parabéns Difusora!!!

Por Márcio Sabones

Fotos: Márcio Sabones




Comentários