Festival São João é Arte 2018 é sucesso em SJN

Artistas circenses de Ubá participam do Festival São João é Arte (Foto: Márcio Sabones/celular)


Entre os dias 26 a 29 de setembro, a cidade “Garbosa” sediou o Festival “São João é Arte”, dentro da programação do Mês da Cultura de São João Nepomuceno, uma realização da Prefeitura Municipal/Cultura.

Na agenda de eventos, teatro, exposição de fotos, serestas, oficinas infantis, artistas de rua e circense, música e Estação do Samba.

FESTIVAL “SÃO JOÃO É ARTE” - 2018

No primeiro dia, 26 de setembro (quarta-feira), o ator e diretor da Cia. de Teatro Pais & Filhos de São João Nepomuceno, Márcio Sabones apresentou o monólogo “O Palhaço da Vida”, texto de José Luiz Carvalho Nunes, no Museu Municipal e emocionou o público que ainda teve a oportunidade de observar uma exposição de fotos sobre a vida do saudoso homenageado “Zé Luiz”, preparada por Eduardo Ayupe.
Márcio Sabones interpreta Roberto de Almeida em "O Palhaço da Vida" (Foto: Junior Detone)

Na quinta-feira (27), o grupo “Seresteiro do luar” promoveu um lindo cortejo musical no bairro Santa Rita. Tradicionais canções das serestas, emoção e encontros com moradores e visitantes durante duas horas de percurso, da Igreja da Santa Rita até a Avenida Tiradentes (Beco do Gás).

Seresteiros do Luar no bairro Santa Rita (Foto: Junior Detone)

Sexta-feira (28), oficinas infantis, música, artistas circenses e de rua, mágicas e stand up comedy no calçadão da Rua Cel. José Dutra. Também a realização da Estação do Samba na Praça da Estação, com roda de samba com Roger Resende, Nely Gonçalves, Felipe do Cavaco, Toinho Gomes, Max Roger e Carlos Fernando.

Roda de Samba com nely Gonçalves e Roger Resende na Estação do Samba (Foto: Márcio Sabones/celular)

No último dia, no sábado (29), oficinas infantis, música, artistas circenses e de rua, música no calçadão da Rua Cel. José Dutra e Estação do Samba na Praça da Estação, com roda de samba de Alessandra Crispim, Roger Resende e o show do grupo “Promessa é Dívida”.

MÊS DA CULTURA – SJN – 2018

O mês da Cultura em São João Nepomuceno teve a realização entre os dias 6 a 29 de setembro com variadas atrações. Um evento com qualidade e identidade são-joanense, com programação gratuita para a população.
Arte da Conversa com Emmerson Nogueira e Ricardo Itaborahy (Foto: Junior Detone)

Um processo que tem como viés, a valorização da produção e o fomento da cultura no município. O idealizador desta iniciativa é o diretor municipal de Cultura, Ricardo Itaborahy Soares.

Em conversa com o responsável da Cultura de SJN, a satisfação das realizações de diversos eventos durante todo o mês.

Palestra com Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas no Museu Municipal. O tema, a rota dos "Descaminhos do Ouro". Interessante abordagem sobre Patrimônio Histórico e Turismo (Foto: Márcio Sabones/celular)

“São João é Arte finaliza uma série de eventos culturais no município. A ideia é de promover em setembro, dividido por semanas, as várias ramificações da cultura são-joanense. Assim tivemos a ExpoArte, a Feira Literária das escolas, a Feira dos Projetos Sociais, o prêmio Anual do Patrimônio Histórico e Cultural, a Feira Local, a Semana do Patrimônio Histórico, palestras, Arte da Conversa, Festival de Cerveja Artesanal, Cidade da Música, Festival de Jazz e Blues e o São João é Arte”, comentou Ricardo.

Segundo o organizador, o objetivo é manter na agenda do município, o mês de setembro como o da comemoração da cultura. “Temos 80% dos participantes dos eventos culturais, sendo são-joanenses. Começamos a ideia no ano passado, e neste ano já notamos uma maior participação e envolvimento das pessoas no evento”, lembrou Ricardo.

Comentários