1 ano: A metamorfose

Antes e depois. Em um ano, foram eliminados 48kg
 

Hoje, 3 de janeiro de 2023 completa um ano que mudei minha vida, para melhor. Uma alimentação saudável, exercícios e perseverança.

Não foi preciso cirurgia de redução, apenas disciplina, foco e fé.

Há exatos um ano estava com 156kg, e um triste exame de sangue que apontava altas taxas e pressão alta. Os médicos Dr. Eduardo e Dr. Mário me alertaram do perigo, que eu deveria fazer de caráter de urgência uma dieta, pois daquela forma poderia passar a correr risco de morrer.

E assim iniciei, e para começar eu precisava eliminar alguns quilos para uma cirurgia de hérnia umbilical, realizada em 19 de janeiro. Para me orientar nesta alimentação, fui até a Dra. Isabela Fedrigo que analisou meus exames, pediu outros ainda mais técnicos e iniciamos a dieta, pesando na ocasião 152kg e pressão 16x10.

Papai Noel. Trabalhos em dezembro de 2021 e 2022


No período de recuperação de 90 dias, a dieta rigorosamente atendida, diminui  o carboidrato, cortei o açúcar e tudo aquilo que era desnecessário para o meu corpo. Alimentação equilibrada e uma luta nas noites, o período em que mais sentia fome e somente fazia um lanche leve com uma fruta e depois eu bebia água, água, água e dormia. Acostumei e hoje não tenho mais aquela fome avassaladora.

No primeiro mês foram eliminados 11kg e 45 dias após a cirurgia iniciava uma lenta caminhada diária de 10 minutos, no quintal de casa, era o que aguentava fazer sem sentir nenhuma dor ou perder o fôlego.

Com o passar dos dias, o tempo de caminhava aumentava de cinco em cinco minutos e o corpo começava acostumar com a nova rotina, e com isso a perda de peso continuava, o que me deixava ainda mais animado.

Caminhada no loteamento


Um fato que me ajudou é de ter sido atleta por muitos anos, e assim, a memória corporal parecia se lembrar dos movimentos e acelerar o metabolismo. Após os 90 dias de recuperação, em abril, já caminhava 35 minutos e pesava 129kg, ou seja, 28kg a menos. 

O essencial é realizar exercícios em pelo menos 50 minutos diários, segundo a Dra. Isabela, e diante dessa meta a ser alcançada iniciei caminhadas em um loteamento próximo a minha casa até atingir a marca de 50 minutos e na época, uma caminhada de 4km.

Na medida em que os meses passavam, mantendo o foco e objetivo, e importante dizer, sem abusar por causa da cirurgia de hérnia, o ritmo das passadas e distancias percorridas aumentavam, da mesma forma em que o peso diminuía.

Filha Mylena e mãe Graça
Seguindo em frente com o apoio de minha mãe Graça, minha filha Mylena, minha família, amigos e da fé, no qual sou grato para manter meu foco e determinação.

No final do mês de novembro passado, o meu sobrinho Arthur me fez um convite para participar com a equipe Nativos da Corrida do Bahamas em Juiz de Fora.

Fiquei empolgado e me inscrevi para a caminhada de 4km, mas naquele domingo de 11 de dezembro, eu caminhei 8km e cheguei tranquilo no final. Uma sensação de vida, alegria e gratidão, pois estava voltando a um habitat que convivi por décadas, um evento esportivo.

Sobrinho Arthur na Corrida do Bahamas em JF
Agradeço ao meu sobrinho por me dar essa luz e a equipe Nativos por me receber tão bem. Um presente de Deus. 

Atualmente, estou com 108kg, próximo de meu peso de atleta, que na época de basquete era entre 98kg a 104kg, que já possibilita fazer além da caminhada um corrida leve. Minha pressão é 12x7 ou 12x8.

Antes desta corrida, eu fazia caminhada diária entre 6km a 7km, e depois deste evento, a adrenalina tomou conta do corpo e iniciei corridas curtas, para sentir o corpo. 

Comecei correndo 1,5km, daí não sentia dores e seguia tranquilo, e aos poucos vou aumentando a cada 500 metros, e quando o corpo dói, opa... eu paro. Até está data, estou fazendo o treinamento de caminhada e corrida, sendo 4,5km de corrida e outros 2km de caminhada que totaliza cerca de 50 minutos, o essencial para as minhas atividades.

Quem sabe um dia eu consiga correr por volta de 15km a 20km. Se for permitido e merecedor, será uma grande vitória da vida.

Talvez este texto testemunhal sirva de motivação para muitas pessoas que assim como eu, teve que tomar um SUSTO para tomar uma atitude. Confesso, estava preguiçoso e coloquei minha saúde em risco, mas uma coisa posso te dizer. Basta querer e acreditar. Acreditar em si é ter fé.



Comentários

  1. Prezado amigo, fui fumante inveterado por 35 anos. Alertado pelo Dr Eduardo Cortês dos riscos futuros, iniciei o processo de interrupção do tabagismo. Amparado pela determinação, exercícios físicos e pela oração, consegui com muita dificuldade atingir o objetivo. Agradeço a Deus e ao Dr. Eduardo por essa conquista de valor imensurável! Parabéns a você!

    ResponderExcluir
  2. Comentário acima de Gabriel Verardo Loures - BIEL

    ResponderExcluir
  3. Parabéns vc é guerreiro....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sabones pela a sua força de vontade, pq não é fácil tem que ter mta garra, vc me inspirou mto , fumei 36 anos e graças a Deus consegui parar, mas engordei 25 kilos e estou com a mha saúde mto prejudicada e já tenho 61 anos mas agora depois do seu testemunho estou decidida a ter uma vida saudável e tb com uma atividade física ,é mto difícil mas não será impossível, vou fazer de tudo para eu tbm conseguir. Parabéns pra vc e mto obrigada pelo o seu incentivo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Márcio, pela determinação!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário