Taruaçu receberá 5ª edição do Festival da Canção “Canta São João”

 


Pela quinta vez, o distrito de Taruaçu, em São João Nepomuceno será palco para o Festival da Canção “Canta São João” – troféu Paulinho Cri. O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de julho (sexta-feira e sábado), ao lado da Igreja Nossa Senhora das Dores, em época que a localidade estará comemorando 200 anos de fundação, em 12 de julho.

No festival, dez canções inéditas foram selecionadas para concorrer aos prêmios. Todas as músicas serão apresentadas na primeira noite do evento, dia 14, sendo elas: Bruno Bazé – No encontro das águas, Cassiano Andrade – Um palhaço, Cleyson Viictor – Certeza, Diorgem Ramos – Manhã Serena, Duda Lima – Vida leve, Edy Nascimento – Morada, Roberto Carlos de Souza Silva – Imensurável, Thiago Pável – 10 de janeiro, Victor Hugo – Casa e Zé Beto Correa – Dançando com os leões.

Após as apresentações das canções concorrentes, um show com o são-joanense Wendell Barroso, que retornará aos palcos depois de alguns anos e ainda, o público conhecerá os finalistas do festival.

No sábado, apresentação das três canções finalistas e o resultado final. Na sequência, show com Sá e Guarabyra e depois com a banda ETC.

No domingo, uma programação local será organizada pela Comissão de Desenvolvimento de Taruaçu (CODET) que é parceira da Prefeitura Municipal na realização deste evento.


O INÍCIO DO FESTIVAL

Em entrevista com um dos idealizadores do Festival Canta São João, o vereador Sebastião Carlos Barbosa lembra dos primeiros momentos para a idealização do evento, que teve sua primeira edição em 2017.


Sebastião Barbosa é irmão de Paulinho Cri
e um dos fundadores do Canta São João
“Na época, eu estava como vice-prefeito do município e o prefeito Ernandes havia pedido para assumir também a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SAMATUR). Com isso, buscamos trabalhar o turismo rural, e percebíamos que nele, a possibilidade de desenvolvimento e fomento era real. Assim, junto ao saudoso amigo e na época secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jairo Nogueira Furtado identificamos o potencial turístico no distrito de Taruaçu, por sua rica e bela natureza, concentração de alambiques, religiosidade e clima com temperaturas de montanha. 

Daí, buscamos alternativas para atrair turistas. E como músico que sou, e a oportunidade de ter a frente do Departamento de Cultura, o brilhante músico e produtor Ricardo Itaborahy, a ideia de promover um festival de música na cidade. Inicialmente, seria na Matriz, mas vimos que um evento deste porte poderia destruir o jardim da Praça da Bandeira. 

Poucas pessoas sabem, mas sou natural de Piacatuba (Distrito de Leopoldina), onde acontece o grande festival de viola, e daí a inspiração para o Canta São João acontecer no distrito de Taruaçu, e assim estimular o turismo no local.

Naquele mesmo ano de 2017, antes da realização da primeira edição, Jairo e eu fomos na Faculdade de Turismo da UFJF, e depois recebemos a visita da equipe deles em Taruaçu, quando na oportunidade, todos confirmaram que aquele distrito tem o potencial turístico. 

Se comparar o distrito de Taruaçu de hoje, com aquele de 6 ou 7 anos atrás, perceberá que muitas coisas desenvolveram, como por exemplo as instalações de pousadas, restaurantes, loteamentos, melhorias em infraestrutura de pontos de visitação como o Cruzeiro, a mina do muro, calçamentos em diversas ruas, etc. 

E o principal, a geração de emprego e renda. Fico feliz de fazer parte da história do Canta São João que carrega o nome de meu irmão Paulinho, de forma definitiva por todos esses anos. Nossa família se orgulha dessa homenagem, pois trata de uma pessoa que sempre amou a música e foi um dos grandes incentivadores e inspiração dos diversos músicos de nossa cidade e região”, comentou Sebastião Barbosa.

 


Comentários