"4º FESTIVAL DE TEATRO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MG"


APRESENTAÇÃO


O 4º Nepopó Féstivao (Festival de Teatro de São João Nepomuceno) acontecerá nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de junho de 2009 no Centro Cultural Gabriel Procópio Loures na cidade Garbosa.

Com a participação de dezenas de grupos, incluindo nossa cidade, região e até mesmo de outros Estados o evento estima em receber na edição deste ano um número superior de 400 artistas e público acima de 8000 pessoas, superando a edição de 2008 onde registramos mais de 350 artistas e público superior a 7000.

A cada ano, uma personalidade sãojoanense é homenageada pela organização do Festival e leva o nome do troféu. É uma forma de agradecimento encontrada para agradecer essas pessoas aos serviços prestados às artes cênicas de nosso município.

Em 2009, a homenageada é Dona Déia Verardo Loures, poetiza e colunista social de nossa garbosa, que por vários anos apoiou a prática teatral, destacando em suas colunas os trabalhos artísticos que eram encenados nos palcos de nossa cidade. Nos anos 80, quando esteve na presidência do Centro Cultural sempre zelou pelo espaço tornando-o um excelente local para as apresentações, usado pelos grupos GATA, Novos Horizontes e show dos alunos da Escola da Comunidade Dr Augusto Glória entre outros. O “lar da cultura sãojoanense” leva o nome do seu saudoso marido, o Gabi.

Para a realização deste ano, o GRUTA (Grupo de Teatro Amador) organizador das 3 edições anteriores conta com a ajuda dos grupos de São João Nepomuceno e apoio do Poder Público e parcerias com o comércio local. A tarefa é longa, muitos detalhes e capricho para receber os mais variados artistas no “maior evento cultural da Cidade Garbosa”. As inscrições terão início esta semana e terminarão no dia 22 de maio de 2009. Em seguida a grade de apresentações será divulgada nos sites www.nepopo.net e www.sjonline.com.br, nas emissoras de rádio Difusora AM, Criativa FM e Transamérica 91,7 FM e nos jornais locais como: “A Voz de São João”, “O Sul da Mata”, “O Calçadão” e “Mundo Urbano”.



HISTÓRICO


A primeira edição do Nepopó Féstivao aconteceu no ano de 2006 onde o homenageado foi José Luiz de Carvalho Nunes, grande incentivador do teatro em nossa cidade e fundador do GRUTA (1º edição) em 1977 que em 1986 passou a chamar GATA (Grupo Arte Teatro Amador). Zé Luiz morreu em 1996 deixando saudades eternas dos amigos e de sua esposa Sueli e filhos Júlio e Marcus. Nesse ano, nove grupos e nove espetáculos deram o “ponta pé inicial” ao evento disputando categorias tais como: Infantil, Comédia e Drama.

Em 2007, o Festival contou com 18 espetáculos e homenageou o ator Álvaro Barcellos (Cabral) que deslocou de São Paulo, cidade onde vive, e marcou presença na abertura. Ele foi aluno de Zé Luiz e membro do GRUTA e GATA até sua ida para a capital paulista onde atua na Cia Cênica Nau de Ícaros por quase 20 anos. Categorias como Infantil, Comédia e Drama e inseridas com Monólogo, Teatro de Rua e Tragicomédia deram novos horizontes ao Festival, tornando-o mais competitivo e glamuroso.

No ano de 2008, foi a vez de homenagear Nei Moraes (Wolney Fabiano) que por quase três décadas está a frente dos Novos Horizontes, grupo com o qual é diretor e produtor de peças como: “A paixão de Cristo”, Santa Rita, Noites Ciganas, Festa do Interior e etc. Um número de 24 apresentações e 14 horas de oficinas deram um tempero especial ao evento. Entre as categorias já destacadas acima, a novidade foi a entrada de “Teatro de Barzinhos” e “Bonecos”.


Para saber mais sobre o Nepopó Féstivao acesse aos sites www.nepopo.net e www.sjonline.com.br

Comentários