"6 ANOS DE GRUTA (Grupo de Teatro Amador de SJN)"


A 2º versão do GRUTA (Grupo de Teatro Amador de São João Nepomuceno), completa 6 anos de atividades no dia 24 de julho de 2009.

A idéia do grupo surgiu dentro dos estúdios da Rádio Criativa FM, onde Márcio Sabones apresentava um programa humorístico todos os sábados na parte da manhã de nome “Xaveco”. Aldo Philadélfia participava e lá começaram a sonhar uma maneira de montar o que seria chamado de GRUTA.

Márcio Sabones e Aldo Philadélfia convidaram Ismael Yellow, Diney Pink e Flávio Cubú que originou o primeiro trabalho do grupo – “A casa das 4 bibas”, autoria de Aldo, e que consagrou os meninos no humor da cidade garbosa. As apresentações foram atrativos os espectadores naqueles dias, mantendo o Centro Cultural Gabriel Procópio Loures lotado.

Nas ruas da cidade, os meninos do GRUTA eram chamados de Biba, por tanta euforia daqueles que assistiram aos espetáculos. Em 2004, Sabones escreveu “A Liga da Justiça, quem matou a Mulher Maravilha”, sucesso de público numa comédia pra lá de diferente. Foi o maior elenco que o GRUTA já colocou no palco, além de Sabones, Aldo, Ismael, Diney e Flávio, tinham as participações de Robertinho Domingues, Willian Novato, Léo (Iron Maiden), Tony C e Tico Delaware.

Ainda em 2004, Aldo escreveu “A casa das 4 bibas II, a fuga de Lili de Mormaedy”, e novamente sucesso de público e crítica. Desta vez, o GRUTA contou com a ajuda do competente contra-regra, João Éder.

No mesmo ano, o grupo participou do 3º Festival de Teatro da cidade de Ubá, levando a “Casa das 4 Bibas”. Aldo faturou o prêmio de melhor ator – comédia e o grupo a melhor peça do festival pelo júri popular. Robertinho Domingues compôs o elenco no lugar de Flávio Cubú.

Em 2005, Sabones escreve “Bastião e Antonha, uma versão caipira de Romeu e Julieta”. Sabones, Aldo, Ismael, Diney e a contra-regra do Nereth faturaram prêmios no 4º Festival de Teatro da cidade de Ubá como: Melhor Direção – comédia e Melhor Espetáculo. Em São João, a peça fazia a platéia divertir com as trapalhadas dos caipiras. No mesmo ano, o grupo apresentou a peça “Tudo acaba em pizza”, adaptada para barzinhos e escrita por Sabones. A apresentação foi na extinta Pizza D’oro com a participação do seu proprietário, Fernando Motta. Aldo teve tempo de escrever “O Natal das Bibas”, com a participação de Milton Ladislau. A peça foi sucesso e é aguardada um reprise da mesma até hoje.

O ano de 2006, Aldo escreveu “Quem vai pagar o aluguel?”. No elenco: Aldo, Ismael, Alessandro Bidão, Giordano Bruno, Léo (Iron Maiden) e num segundo momento Sabones. A turma faturou os prêmios de Melhor Figurino, Direção e Espetáculo no 5º Festival de Teatro da Cidade de Ubá. Neste ano, o GRUTA realizava um sonho: organizar um Festival de Teatro em São João Nepomuceno, o NEPOPÓ FESTIVAO. Aconteceu em junho, com participação de nove grupos teatrais locais e regionais em três dias de evento que homenageou José Luis de Carvalho Nunes.

Em 2007, membros do GRUTA escreveram a comédia “O Tambor da Urucubaca” e Ismael Yellow faturou o prêmio de melhor ator coadjuvante – comédia no 6º Festival de Teatro da cidade de Ubá. O GRUTA organiza o 2º Festival de Teatro em São João Nepomuceno, troféu Álvaro Barcellos. Dezoito peças brilharam nessa edição.

No ano de 2008, Sabones escreve com os membros do GRUTA a comédia, “A bichinha que era boa”. No elenco: Sabones, Aldo, Ismael, Robertinho e participações de Ronir Torres e Fabiano Ladislau. Aconteceu a 3º edição do Nepopó Festivao com 24 espetáculos e homenagem a Nei Moraes.

Em 2009, o GRUTA organiza o 4º Nepopó Festivao com 21 grupos de teatro e homenageia Déa Verardo Loures, colunista social e poetiza.

O grupo está reunindo para lanças sua nova comédia, é aguardar e ver o que esses meninos sapecas estão aprontando.


Comentários