"Sou mineiro,uai"



Com todo o respeito aos demais estados brasileiros, gostaria de relatar o meu amor e orgulho de ser mineiro. Terra de um povo receptivo e simples - que adora prosear tomando aquele café com broa de fubá numa roça, beira do rio e ouvindo o galo cantar.

E os queijos? Não poderia deixar de citar esse delicioso e amado alimento dos “faladores do uai”!“Dizem que se alguém rolar um queijo morro abaixo, os mineiros descem correndo atrás”(risos). Confesso que um desses certamente seria eu. Adoro queijo sô! Principalmente queijo minas com o pão de sal.

Comida é assunto sério por aqui. Com herança cultural deixada pelos indígenas, portugueses, africanos e demais imigrantes, o nosso cardápio ficou uma “coisa de doido”. Delícias como frango com quiabo, feijão tropeiro, tutú, doce de leite e quitandas são umas das tentações que com certeza amamos.

Falar de Minas Gerais é lembrar das brincadeiras de empinar pipas, brincar de roda, cinco-marias e jogar bola de gude e futebol nas ruas. O Trem bão sô! Aquela mulecada toda correndo de um lado para o outro.

Na dança - a quadrilha, catira, contradança, dança do pau de fitas e roda de São Gonçalo fazem parte das principais festas típicas de nosso Estado, onde citamos: Nhá Chica, Folia de Reis, Pastorinhas, Guardas de Congado, pagamento de promessas, festa junina, trazendo coloridos em suas roupas e ritmos. “É festa pra mais de metro”!

Já as personalidades: Dona Beja, Chica da Silva, Maria Tangará, já se tornaram temas de romances, filmes e novelas. Não se esquecendo dos mitos contados de pai pra filho durante anos, bem como “Mula sem cabeça”, assombração e etc. “Cruiz credo!”

Na música atual temos cantores e Banda como: Jota Quest, Skank, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Ana Carolina, Pato Fú, Emmerson Nogueira, Vitor e Léo entre outros. “Eita músiquinhas boas né!”

Terra de Santos Dumont (ciência), Aleijadinho (artes), Carlos Drumond de Andrade (literatura), Guimarães Rosa (literatura), JK (política), Tiradentes (política), Ari Barroso (música e comunicação), Pelé (esporte) e Lima Duarte (TV) são alguns exemplos de mineiros a serem seguidos. “Verdade verdadeira”

Ser mineiro é ter a responsabilidade e compromisso de manter as tradições que esse povo aprendeu por anos. A respeitar a tradição e viver de uma maneira simples e transparente. “É só isso mesmo uai!”

“Libertas quae sera tamem” (Liberdade ainda que tardia)

Comentários

  1. Fala meu camarada...adorei suas considerações sobre nosso estado e nossas tradições amigo,vc nasceu pra coisa(escrever)cara e tenho certeza que terás uma carreira brilhante,parabéns meu amigo e todo sucesso do mundo pra vc,fica com DEUS!!

    Fabiano di Castro

    ResponderExcluir
  2. obrigado amigão...
    Temos que valorizar nossas raízes...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. só faltou falar com todo respeito as moças dos outros estado,q as mineiras sao cativantes e fala bonito sempre uai

    ResponderExcluir

Postar um comentário