Vem aí: o 5º Nepópó Festivao - Festival de Teatro de São João Nepomuceno MG




Nepopó Festivao 2010

Anualmente organizado pelo tradicional Grupo de Teatro Amador (GRUTA) de São João Nepomuceno, o “Nepopó Festivao”, chega a sua quinta edição em 2010. Esta vez com uma novidade – parceria. Isso mesmo, o GRUTA conta com a Cia de Teatro Novos Horizontes para a organização do evento. Ney Moraes (diretor e produtor/Novos Horizontes) reforça junto com sua equipe o staff do Festival.

A realização do evento acontecerá de 3 a 6 de junho no Centro Cultural Gabriel Procópio Loures – centro da cidade. Grupos teatrais mineiros apresentam de forma gratuita seus espetáculos e concorrem as premiações nos mais diversos estilos: Infantil, Comédia, Drama, Tragicomédia, Monólogo e Rua. Apresentações de grupos de danças, banda musical e 12 horas de oficinas teatrais da Tia Adryana Ryal fazem parte de nosso cardápio. Em 2010, a organização apresenta a 1º Noite Flashback, que acontecerá no sábado (dia 5) a partir das 23:30hs no “The Pub”, com hits das décadas passadas e show de Carlota Malta.

A cada ano, uma personalidade sãojoanense, envolvida com as artes cênicas é homenageada e recebe o nome do troféu. Em 2010, é a vez de Sueli Marchiori Nunes, professora, atriz e diretora de teatro. O evento comporta 20 apresentações teatrais e é considerado um dos maiores eventos culturais da cidade.


“Nossa história, e que história!”

Fomos chamados de loucos! Dúvida? Uma pequena cidade do interior mineiro com um Festival de Teatro? Parece conversa de boteco. Mas para a felicidade dos amantes da cultura, destemidos caras de pau do GRUTA (Grupo de Teatro Amador de São João Nepomuceno), Márcio Sabones, Aldo Philadélfia, Giordano Bruno, Ismael Yellow e Rogério Nereth, tiveram a idéia e a coragem de fazê-lo. O grupo já havia participado de 3 edições do Festival de Teatro de Ubá-MG e de lá perceberam que o evento poderia acontecer na cidade Garbosa se o grupo conseguisse parcerias com o comércio local, Poder Público Municipal e a participação dos grupos da cidade e região.

2006 - O GRUTA organizou o 1º Nepopó Festivao, conseguindo patrocínios e a confirmação de nove espetáculos teatrais apresentados de forma gratuita (fato que acontece até então) com grupos de São João e região. Na oportunidade, a homenagem foi a José Luiz de Carvalho Nunes, grande diretor e ator que faleceu em 1996, deixando um enorme buraco na cultura local, mas que sempre ensinou que sonhar é válido. Emissoras de rádio, jornais, websites e impressos anunciavam o incrível feito dos meninos do GRUTA no mês de julho. Começava o sonho...

2007 - Em junho, o Nepopó Festivao contou com 18 apresentações e confirmou o sucesso de crítica e público. Com os meninos do GRUTA sempre a frente da organização, o evento brilhou com belos espetáculos e disputas acirradas em todas as categorias. Os grupos apresentavam seus trabalhos e de “ato em ato” tiravam risos, choros e encantamento da platéia fiel e participativa. O homenageado foi Álvaro Barcellos “Cabral”, aprendiz de Zé Luiz e ator da Cia Cênica Náu de Ícaros (SP).

2008 - O Festival comportou 24 belas apresentações e 12 horas de oficinas teatrais. O evento entra para o calendário oficial de eventos da cidade. A grande festa, agora bem conhecida pela sociedade sãojoanense, arrancou aplausos até dos mais conservadores. Responsabilidade, respeito e trabalho – segredo do sucesso. Cerca de 8000 pessoas acompanharam todo o evento, que acontecia no gostoso inverno de maio. Nei Moraes, diretor e fundador da Cia de Teatro Novos Horizontes por mais de 30 anos foi o homenageado.

2009 - O 4º Nepopó Festival aconteceu em junho de 2009, frente a 21 apresentações teatrais, 4 danças, 12 horas de oficinas teatrais e a banda Ohana (rock) no final do evento, que agitou as estruturas de São João Nepomuceno. “Esse ano foi redondinho” – dito por muitos daqueles que participavam e assistiam o evento. Considerado como um dos mais conhecidos e organizado da região, o Nepopó “carrega” a responsabilidade de se superar a cada ano. Dona Déa Verardo Loures, poetisa e grande incentivadora das artes Cênicas recebeu a homenagem.

2010 – Começaremos a escrever esta história dia 3 de junho.

Maiores informações no site: www.sjonline.com.br

Comentários

  1. HAMILTON ULTIMO NOGUEIRA FILHOquarta-feira, maio 19, 2010

    BOA TARDE MARCIO, ME CHAMO HAMILTON SOU MORADOR DE RIO NOVO E MEMBRO DO GRUPO DE TEATRO LOCAL, ESCREVO EM SEU BLOG,POR MOTIVO DE ESTAR MUITO TRISTE E DECEPCIONADO COM A EXCLUSÃO DO NOSSO GRUPO DO FESTIVAL NEPOPO DE TEATRO, E DIFÍCIL ACEITAR NOSSA EXCLUSÃO APÓS BATALHARMOS TANTO PARA PODERMOS APRESENTAR NOSSO TRABALHO EM UM FESTIVAL DE UM PORTE MAIS ELEVADO, NOSSO GRUPO NÃO TEM AJUDA DE NINGUEM, SOMOS SÓ NÓS DO GRUPO QUE GASTAMOS DINHEIRO DO NOSSO PRÓPRIO BOLSO PARA BANCARMOS O DINHEIRO DE INSCRIÇÕES, TRANSPORTE E CENÁRIO, DA PREFEITURA SÓ GANHAMOS O LUGAR PARA ENSAIAR A NOITE VISTO QUE A MAIORIA DOS MEMBROS DO GRUPO TRABALHAM DURANTE O DIA, NO NOSSO GRUPO TAMBÉM HÁ CRIANÇAS COMO O NATHAN QUE MORA NA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO, EM UM LUGAR DISTANTE 6 QUILOMETROS DE RIO NOVO, E NÃO PERDEU UM ENSAIO!!! VINHA DE CHARRETE COM O PAI, CARA VOCÊ NÃO SABE COMO DOEU VER AQUELA CRIANÇA CHORANDO QUANDO A GENTE DEU A NOTÍCIA A ELE QUE HAVIAMOS SIDO EXCLUÍDOS DO FESTIVAL POR EXCESSO DE GRUPOS, SENDO QUE JÁ ESTAVAMOS INSCRITOS HÁ SEMANAS, NOSSA CARA VOCÊ NÃO SABE COMO NOSSA PEÇA TÁ BACANA, ESÁ TÃO ENGRAÇADA QUE É CAPAZ DE FAZR NOSSO SISUDO PREFEITO RIR, E LHE PEÇO QUE RECONSIDERE A NOSSA EXCLUSÃO DO FESTIVAL, POR QUE UM GRUPO QUE CHEGOU ATÉ AQUI SOMENTE POR AMOR AO TEATRO NÃO PODE TER SUA CORTINAS FECHADAS ASSIM.

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Olá querido Hamilton.
    Gostaria de iniciar dizendo que há um grande erro de interpretação. Nós não excluímos grupo algum e ninguém esteve com a vaga garantida. O fatoé que o grupo de Rio Novo enviou o dinheiro há semanas e o material (importantíssimo) nas vésperas dos encerramentos das inscrições. Mesmo tarde, é feito uma classificação dos espetáculos, não eliminação eo grupo de Rio Novo não foi classificado entre os 24 grupos. lembrando que recebemos 49 inscrições e várias delas tem a sua história parecida com a de vcs. Nós, do GRUTA, tiramos leite de pedra para organizar o Festival e até mesmo as nossas peças. A vida do teatro não é moleza. Mas confesso estámuito decepcionado com o representante do grupo de vcs,depois de uma ácida conversa ontem a tarde. Ele não agiu bem e ameaçõu o nosso evento e acusou nossa organização ser contra a cidade de vcs, coisa q nunca aconteceu,pois no ano passado, o grupo teatral de Rio novo venceu prêmios em nosso Festival e sua diretora Roberta Baldutti será uma das juradas neste ano.
    Não é questão de camaradagem ou pena, é difícil, não temos como organizar um evento com 49 peças, seria muito bom se fosse possível, espero que entenda Hamilton, é como formar o elenco, tem um número máximo de atores tb.

    Grande abraço e sinta a vontade em assistir o 5 Nepopó Festivao de 3 a 6 de junho.

    ResponderExcluir
  3. Márcio,

    fiquei feliz em ver o belo trabalho do GRUTA. Sou irmã do José Luiz e guardo boas lembranças de quando ia passar férias em São João e aproveitava para ir assistir aos ensaios com o Zé Luiz.
    Atualmente curso Filosofia na UFJF, mas moro em Cataguases. Parabéns pelo belo trabalho!

    Idalina de Carvalho
    www.idalinadecarvalho.xpg.com.br
    www.idalinadecarvalho.blogspot.com
    www.chacomleitura.blogspot.com

    email: idalinadecarvalho@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário