Você votou?

Causa estranheza a pergunta?

Pois é! As eleições de 2010 entraram para a história como aquela que obteve o maior número de abstenções da história. Foram 29.197,152 (21,50% dos votos) abstenções no segundo turno, dia 31 de outubro. Somado ao número de votos brancos e nulos temos um número de 36.339,17 (28,2%), ou seja, um terceiro lugar de luxo, pouco menos de 7 milhões de votos de diferença à José Serra(PSDB).

Há alguns anos, ao encontrar amigos perguntávamos de seus votos e qual candidato escolhido. Domingo a pergunta é se foram votar. Muitos indicam que o feriadão do dia 2 de novembro foi o principal culpado para as ausências nas urnas. Será mesmo?

É claro que o leitor lembrará que jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos não são obrigados a votar. Mas em todas as eleições isso acontece e nunca foi atingido uma porcentagem tão grande na história.



Será que o povo está desanimando? Preguiça? Irresponsabilidade? Falta de opção? Não sabemos de fato, mas é o indício que a política não agrada tanto assim. Quando era criança assitia os jovens lutarem pelas diretas já, todos queriam ter o direito de votar no governante do país, e agora, quase três décadas depois, parece que o ato de ir às secções é pagar uma promessa.Um péssima sinal. Os brasileiros devem mostrar sua cidadania com o seu voto. Não pode virar a cara e ficar de costas para a política nacional, mesmo que não gostem ou estejam desanimados, o cidadão tem o poder de sua escolha.

Eu carreguei minha cruz no domingo, e você?

Comentários