A chuva e o carnaval

O título até parece uma pequena fábula ou até mesmo nome de algum samba enredo de Escola de Samba. Taí uma ótima ideia para o enredo de 2012. Carnaval foi em março e como já dizia o poeta Tom Jobim: “-São as águas de março fechando o verão...” – e coloca água nisso.



Aqui em São João Nepomuceno, o tradicional carnaval foi bem úmido. Na quarta feira (dia 02), teríamos a escolha da Rainha do carnaval na Praça Dr Carlos Alves a partir das 20h. Na ocasião, um brinde aos foliões com as apresentações das baterias de nossas escolas de samba também estava agendado. Tudo de bom se a chuva não entrasse de “bicão” na festa.

Não foi uma chuva qualquer. Foi daquelas que começou e parecia que nunca pararia, tendo de adiar o evento para o dia seguinte. Na quinta, o bloco do Zé Pereira fez seu animado desfile (sem chuva) saindo da Rua Nova, invadindo as ruas do centro da cidade até a Praça da Estação. Sem que ninguém entendesse, não aconteceu a escolha da Rainha do Carnaval e nem teve a tradicional Batalha de Confetes no palco do Carnaval. A sonorização do evento não estava instalada. Oh céus! A sorte foi que uma das barracas do carnaval comandada pela minha amiga “Gabi” colocou um “sonzinho” e foi a salvação daquela noite para os foliões, além da palhinha da banda do Zé Pereira no Botachopp.

A chuva fez o favor de voltar a cena na sexta feira, corri para o baile do preto e brando do Botafogo F.C. e as águas continuavam a cair em forma de garoas e as vezes pancadas mais acentuadas até a manhã de segunda feira. Resultado; não tivemos a Rainha do Carnaval 2011 de São João Nepomuceno. O desfile das Escolas de Samba que sempre acontecem em dois dias (domingo e terça feira), só aconteceu na terça para julgamento do concurso anual. Os blocos da Nação Rubro Negra, 4 Gerações, 3º Andar e Girafa foram prejudicados, por enfrentar fortes chuvas, mas não deixaram de sair. Mesmo com um número mais reduzido de foliões.



Não faltou brilho para os blocos, muito pelo contrário, capricharam em suas produções. Mas o fato é que vieram mais vazios. E menos pessoas puderam assisti-los. Os resistentes foliões lotavam o palco do carnaval para dançar ao som do DJ André Manzo e as bandas Tropicália, Água de Fogo e Top Hits; a segunda com um sugestivo nome da banda pela ocasião. Capa de chuva, sombrinhas, calças jeans e até blusas eram trajadas pelos amantes do carnaval. Um visual completamente diferente do que temos costume de ver.

Parecia que tudo estava perdido. O nosso carnaval estava estranho. Na cobertura da rádio Difusora anúncios de cancelamento dos desfiles das Escolas de Samba no domingo e previsão de chuva. Daí a pergunta: “- O que iríamos cobrir? Qual era a atração do carnaval?”

Chegou a segunda feira. Amanhecemos sem chuva, ufa! O dia nublado, mas nenhuma gotinha de água caia do céu. Era o tão esperado dia do Bloco do Barril, a maior atração de nosso carnaval. No início da tarde fui para a emissora de rádio, andei pelas ruas e a cidade parecia vazia. Começamos a cobertura às 15h na casa da Rainha do Barril, Gabriel Loures e fomos para a concentração do bloco na sequência. Estava vazio. Incrível! Vazio!

Como ex Rainha do bloco desesperei, mas contive minhas emoções ao entrar ao vivo dando às informações. A saída do Barril estava marcada para às 17h, e quando aproximou às 16h30min as pessoas começavam a chegar de todos os lados. Foi questão de tempo. Sem chuva. Em minutos, todo o centro da cidade estava lotado. Aquele era o Barril, o genuíno carnaval de São João Nepomuceno. A empolgação tomou conta de toda a equipe da rádio. Fizemos uma brilhante cobertura do bloco.

Ao meu ver, um acordo foi feito com São Pedro. Segundos antes do anuncio da próxima Rainha do Barril, no final do bloco, a chuva chegou – desta vez muito bem vinda para refrescar o forte calor daquela noite.



A parte mais dramárica ficou para a terça feira. O bloco da Girafa que completou 50 anos desfilou debaixo de muita chuva de novo e as Escolas de Samba desesperadas com a situação. Muita chuva. Muitas crianças em todas as agremiações. Gripes e pneumonias amedrontavam os pais. A pergunta: “- Terá desfile?”

O início do desfile estava marcado para às 21h com a ESACA, Esplendor do Morro e Caxangá respectivamente. Na cabine da Rádio Difusora instalada na Passarela do Samba iniciávamos a transmissão, aflitos e duvidosos de um provável cancelamento. O relógio marcava 20h30min. A ESACA estava com suas alegorias posicionadas na concentração, porém, notava poucos integrantes da verde rosa no local. Os jurados também não estavam presentes e nem o pessoal da ASES (Associação das Escolas de Samba). A chuva continuava a cair e pouquíssimas pessoas presentes para assistir os desfiles.

Mas, como se fosse mágica, a chuva parou de cair às 20h50min, os integrantes da ESACA chegaram, assim como o público, jurados e o pessoal da ASES. Tudo pronto. Quem estava atrasado era o pessoal da sonorização da passarela. Ao dar a luz verde, começaram os desfiles. Daí pra frente tudo correu bem, sem atrasos.

Ao comentar com o amigo Nei Moraes nos microfones da Difusora, uma surpresa atrás da outra. As escolas estavam lindas e brilhantes. O som das baterias fazia com que ninguém ficasse parado. Valeu a pena esperar. Um verdadeiro show de todos que incansavelmente trabalham pelas suas Escolas de Samba o ano todo. No último dia de carnaval um grande presente. O restante da noite sem chuva. Aí sim! Carnaval de São João!

Na quarta feira de cinzas a apuração das notas do desfile das Escolas na Rádio Difusora às 14h. Nossa equipe estava de prontidão para passar os resultados ao vivo. No final, a GRES Esplendor do Morro sagrou-se campeã do Carnaval 2011 de São João Nepomuceno. A ESACA vice campeã e Unidos do Caxangá em terceiro lugar. A torcida da tricolor da Santa Rita fez a festa na Praça Carlos Alves (frente da Rádio) e depois como um bloco subiu o morro e foi comemorar em sua sede.

Taí, esse foi um resumo do carnaval de 2011 em São João Nepomuceno, Minas Gerais. Até 2012.

Comentários

  1. adorei! cara me senti no carnaval de sjn,só dei uma passada ai no domingo pois tive que cantar em varios lugares,parabens Marcio td de bom feliz 2011 já que o ano começa agora,,,abraço

    ResponderExcluir
  2. VALEU MEU AMIGO...
    EM BREVE QUERO SUA PRESENÇA NO MEU PROGRAMA DE RÁDIO NA DIFUSORA
    GDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Sabones,
    td de bom para seu texto e seu blog.
    Show de bolaaaaa

    Abraços
    Gerson Olinda - Petrópolis RJ

    ResponderExcluir
  4. Amigo Sabones,excelente o resumo que você escreveu sobre nosso carnaval.Acompanhei o trabalho da difusora e o destaque como repórter foi você.Parabéns.Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado meu amigo, foi diferente trabalhar na reportagem este ano, mas foi muito bom.
    Abração

    ResponderExcluir

Postar um comentário