Tia Cida Nascimento - Homenageada do 6º Nepopó Festivao

A você nossas sinceras homenagens.



O que falar de Maria Aparecida do Nascimento Costa, a querida tia Cida. Tia de todos nós. Pessoa que admiramos e temos a honra de conviver o dia a dia em São João Nepomuceno. Falou teatro. Lá está ela. No palco, na coxia, na sonoplastia, na platéia enfim, todos os lugares.



Tia Cida nasceu em nossa cidade em 1943, filha de dona Alice Alves do Nascimento e do Sr Pedro Pereira do Nascimento, ambos falecidos. Perdeu seus dois últimos irmãos há 7 anos atrás: Eliton e Elton Nascimento.

Casou-se por duas vezes. A primeira com Jorge Marcus da Costa que faleceu em 1984 e atualmente é casada com Syla Macedo de Souza que conheceu em 1988. O marido já tinha uma filha de 15 anos quando se uniram (Jussara) e aí a família aumentou, pois a moça cresceu e presenteou-os com três netos: Priscylla (18 anos), Vitor (16) e Alice (9).



A pequena Cida Nascimento foi aluna do Grupo Escolar Cel José Brás (Primário), fez parte da 1º turma do Colégio Dr Augusto Glória (Ginásio) e moça fez o contador no extinto Ginásio São João. Aos 14 anos fez um curso de corte e costura no qual exerce profissão até hoje. Aliás, confecciona figurinos para peças teatrais, Escola de Samba Avenida Carlos Alves (ESACA), vestidos para bailes, formaturas entre outros cortes para toda a sociedade sãojoanense.

Na cultura iniciou aos 15 anos de idade, quando interpretou Maria Madalena na Semana Santa. Com a mesma idade também dançava sobre patins, fato ocorrido no Mangueira F.C., o clássico “Danúbio Azul”. Na dança, teve a oportunidade de trabalhar no espetáculo “Feliz Ano Novo”, ao lado de seu marido Syla por três anos. O casal desempenhou performances no bolero (1990), chorinho (1991) e mambo (1992).

Tia Cida foi sonoplasta, contra regra, figurinista, dançarina, trabalhou na equipe coordenadora do “Festisan” (Festival de Música de S. J. Nepomuceno), Papai Noel, jurada de todas as edições do Nepopó Festivao e também julgou no Cerimonial Fama, homenageada pelo Dia Internacional da Mulher (ambos do Curso Apoio) e grande atriz de nosso teatro.

Elenco da peça "O menino e o vento" (1998) com a Cia de Teatro "Aos Trancos e Barrancos"

No palco, trabalhou com os diretores Raimundo Porto, Ney Moraes, Everson Rezende, Cristina Itaborahy, Renato e Helena Domingues. Desde 1996, tia Cida participou de todas as encenações da Semana Santa e demais peças da Cia de Teatro Novos Horizontes, dirigida por Ney Moraes, totalizando mais de 30 peças. Em 2010, tia Cida passou por duas grandes emoções: ser escolhida como a homenageada para o Nepopó Festivao e sua apresentação ao público de Conselheiro Lafaiette no palco do FACE como a pessoa que recebeu o nome dos Nepopitos para 2011. Aplaudida de pé pela classe teatral de todo o Estado.

A esse sucesso de pessoa que é Cida Nascimento nossos parabéns e muito obrigado pela participação em todos os nossos eventos teatrais. A cidade de São João Nepomuceno orgulha da filha que tem. Os amigos admiram a sinceridade e carinho. Os colegas e platéia aplaudem a sua pessoa. A família enche de satisfação da mãe, esposa, vovó e da maravilhosa tia Cida Nascimento que preenche nossos corações.

Veja mais: site oficial do Festival de Teatro de São João Nepomuceno MG

Comentários

  1. A tia Cida é merecedora desta homenagem. mulher guerreira e q ama o teatro como poucos da cidade.
    Parabéns pela homeganem.

    Carla JF/SJN

    ResponderExcluir

Postar um comentário