4º Concurso de Poesias Fernando Pessoa - Troféu Ana Fam

O SESI-SENAI de São João Nepomuceno apresentou no último sábado (10) o 4º Concurso de Poesia Fernando Pessoa em seu auditório na Rua Roberto Schincariol, Distrito Industrial do município. O evento reuniu poetas de várias cidades. Foram mais de duzentos textos enviados a comissão organizadora que teve de escolher apenas 30 para a grande final.




Na coordenação o competente professor e membro da Academia Sãojoanense de Letras, Artes e Ciências, Charles Dias Gonçalves.

O jovem contou com a ajuda dos professores Klinger Almeida, da gerente e do vice-presidente do SESI-SENAI – SJN Renata Dalton e José Roberto Schincariol. Estes abriram evento com discursos empolgantes e emocionados.

Homenagens e shows

A cada edição uma personalidade sãojoanense recebe homenagem no evento. Em 2011 foi a artista plástica Ana Fam. Conhecida na cidade, Ana também é uma das proprietárias do Bistrô Carolina, importante restaurante que fica localizado na Matriz. Os alunos do 7º ano e o Profª Charles produziram um emocionante vídeo com depoimentos de amigos e parentes da homenageada. Ana discursou no final do evento, presenteou os organizadores com um de seus trabalhos (quadro) e fez a entrega dos prêmios aos vencedores da edição.



O coordenador Charles e sua irmã Josiane Dias também interpretaram versos poéticos para a homenageada, além dos jurados Ana Gabriele, Giovane Duarte e Felipe Duque.


O Julgamento

O concurso foi dividido em três categorias. A primeira foi entre meninos e meninas do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. A segunda com alunos e alunas do 6º ao 9º ano; e finalizando a terceira categoria com alunos (as) do Ensino Médio e Comunidade.

Os jurados observavam interpretação, dicção de voz, postura, texto, concordância, criatividade, atualidade e redação. Notas de 5 a 10 pontos com frações em 0,5 pts foram aceitas. Para a difícil e detalhada missão de julgar foram convidados:

Ana Gabriela Lima Vieira (Especialista em Estudos Literários (UFJF) tendo apresentado trabalho sobre as escritoras “Conceição Evaristo e Adélia Prado”. É Professora do Curso Normal: Língua Portuguesa e Literaturas do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, é escritora do blog “Anagabigabriela: eu e meus pitacos sobre a vida”).

Felipe Henrique Duque de Souza (Diretor de teatro e poeta. Autor do livro de poesias “O Verdugo de si mesmo”, lançado pela editora “Clube de Autores” e do livro “O Rei Perdedor” lançado pela AGBOOK”).


Giovani Duarte Verazzani (Especialista em Estudos Literários (UFJF) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários pela mesma universidade. Docente de Língua Portuguesa e Literaturas na rede estadual de ensino em Juiz de Fora. É escritor do blog “Poesia Independente”).

Juliana de Fátima Quinelato Marino (Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Bacharel e Tradutora em Língua Espanhola e respectivas literaturas. Pós-graduada em Extensão Cultural pelo Centro Cultural Alpha - Buenos Aires (Argentina). Professora de Língua Portuguesa e Literaturas na rede pública municipal de Juiz de fora, de Espanhol do Projeto Popular Boa Vizinhaça da UFJF, Professora da Rede Municipal da cidade de Três Rios e do Colégio e Curso Preparatório Êxitus da cidade de Rio Pomba).

Lívia Filgueiras Azevedo Torres
(Licenciada em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Pós graduada em Moda e Design).

Márcio Heleno Silva – Sabones (Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, radialista, colunista do jornal “Voz de São João” e do site “SJOnline”. Sabones é cantor, ator e diretor teatral. Organiza o “Nepopó Féstivao”, Festival de Teatro de São João Nepomuceno, no qual será homenageado no ano de 2012. É secretário de Turismo e do Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas).

Tarcísio Moreira (Especialista em Teatro e Dança na Educação pela Faculdade Angel Vianna/RJ. Bacharel em Interpretação pela Universidade Federal de Ouro Preto, performer e pesquisador. Ator e Professor de Arte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Santos Dumont – MG).

Wolney Fabiano Costa de Moraes (Advogado, professor, ator e diretor teatral, estando à frente do Grupo Teatral “Novos Horizontes” que completa trinta anos em 2011).


Resultados

Os jurados entregam as pastas. Notas dadas. E antes do resultado ser anunciado pelo Mestre de Cerimônias, o Profº Josafá (Bahia) curtimos um delicioso show de Érica Alves acompanhada pela talentosa tecladista Nayara Machado. Enquanto o profº Klinger Almeida somava os pontos de cada candidato, uma dose de Milton Nascimento, Elis Regina, Belchior, Tom Jobim e muitos outros grandes sucessos de nossa MPB no show das belas moças.

Depois do relaxante som, o resultado. Com a homenageada Ana Fam no palco à espera dos vencedores, ouvíamos a premiação.

Categoria Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

1º lugar:
Willyan Pereira Martins Silva
"A Rima dos Bichos"
Escola Dr Péricles de Mendonça - SJN

2º lugar:
Vinicius Ribeiro de Oliveira
"Autobiografia"
Escola COMAR - BH

Categoria Ensino Fundamental 6º ao 9º ano

1º lugar
João Marcos de Castro Silva
"Tardes de Verão"
SESI - SJN

2º lugar
Cíntia Gonçalves Nogueira
"Sobre você"
SESI - SJN

Categoria Ensino Médio / Comunidade

1º lugar
Thiago Pável de Oliveira
"Se o "se" eu fosse"
São João Nepomuceno

2º lugar
Regina Coeli Florindo Dutra
"Artifícios"
São João Nepomuceno

Melhor intérprete
João Marcos de Castro Silva

"Tardes de Verão"
SESI – SJN

Concluindo

Este jornalista gostaria de agradecer o convite para participar do concurso e pela primeira vez jurado. Parabéns Charles e sua equipe. Feliz por ter pessoas tão capacitadas,organizadas e multiplicadoras de cultura em nossa São João Nepomuceno.

Feliz a cidade que tem um evento de tão rara beleza e encantamento. Um concurso de poesias. Sério, simples, charmoso e acima de tudo empolgante. Coisa de gente grande e pequena também. Algo que nos faz sonhar e acreditar num Brasil melhor, muito melhor.

Com esses meninos, meninas e grandalhões cheios de vontade de gritar ao mundo o que escreveram. Palavras, versos, estrofes com um adocicado teor poético, tornando aquela noite muito especial. Cada um na sua maturidade. Desde o lamento da perda de um amor até uma divertida “Rima dos Bichos” . Teve de tudo. Poesias “sobre você”, outras que diziam da tal “Tarde de Verão” somada com os “Artifícios” de uma Mangueira ou das mangueiras que conhecemos. A verdade é que foi uma “Autobiografia” de um belo espetáculo de poesias. “Se o “se eu fosse” um poeta como eles; certamente subiria naquele palco com um belíssimo cenário. Lá, no palco uma árvore seca com centenas de livros esparramados no chão, com as folhas da sabedoria para quem quisesse desfrutar.

Uma pena que muitos pisam ou nem mesmo notam estas folhas. Empresários presentes foram poucos. Poder Público. Alguém foi? Não vi. Precisamos focar nesses eventos que contribuem para formação intelectual de nossos filhos, tirando-os da alienação das massivas produções televisivas, músicas de péssimos níveis e o pior, o crime.

Aplausos para a poesia.

Comentários

  1. Nilson Magno Baptistadomingo, setembro 18, 2011

    Grande Sabones,só de ler o seu relato sobre este importante evento cultural,me emocionei...Pena que não me foi possível estar presente.A você,como um dos julgadores,aos organizadores,demais membros da comissão julgadora,participantes premiados ou não e à homenageada,nossa grande amiga Ana Fam meus parabéns e um imenso e apertado abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo.
    Sempre acompanhando nosso blog...
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sabones tá sabendo da demissão do Charles?? Ele não vai mais ficar a frente do concursoo.... Fala seriooo... acessa no face aii pra vc ver: https://www.facebook.com/pages/Centro-Integrado-SESISENAI-Robson-Braga-de-Andrade/119596668120513

    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário