Carnaval foi um dos temas de Feira Cultural no “Augusto Glória”



Márcio Sabones exibe estandarte do Barril (Foto: Blog do Sabones)

A Escola Municipal “Dr Augusto Glória” apresentou no sábado último (29/08), a oitava edição de Feira de Ciências e quarta Feira Cultural elaborada e organizada pelos estudantes, professores e direção do educandário. 

Dos diversos temas pesquisados, o carnaval são-joanense, das escolas de Samba, ESACA, Caxangá, Esplendor do Morro e Escola Mirim. Além disso, destaque para a apresentação do jornalista e ex-rainha do Barril, Márcio Sabones que contou a história do carnaval da cidade, seu significado e reforçou sobre a importância da identidade da festa de momo e os obstáculos e dificuldades de se organizar o evento atualmente, devido a desconfiguração da festa com a inclusão de músicas e ritmos que de nada tem haver com o tema e também o desânimo de muitos foliões em vestir uma fantasia. 

ESACA (Foto: Blog do Sabones)

Caxangá (Foto: Blog do Sabones)
Esplendor do Morro (Foto: Blog do Sabones)
Escola Mirim (Foto: Blog do Sabones)
Ainda na primeira metade do encontro que aconteceu na tarde de sábado em uma sala de aula para alunos (as), professores e convidados, Sabones também falou dos antigos carnavais de clubes (Trombeteiros e Democráticos) e dos blocos da Girafa e do Barril (os dois mais antigos e tradicionais da cidade). 

Carnaval, Bloco do Barril e suas histórias (Foto: Blog do Sabones)
Já a segunda metade do encontro ficou por conta da história do Bloco do Barril. A tradição, a ideia, as fantasias, a estrutura, a responsabilidade e as mudanças desse que é o maior evento do carnaval são-joanense. Modificações como a maneira de se fazer o Barril antes e agora. A criatividade da ex-rainha “Kassinho”, as eleições, a organização, a caipirinha e a polêmica na justiça no último carnaval.

O palestrante levou alguns trajes usados no bloco como faixas, quadros, fotos, perucas e o tradicional tamanco plataforma que chamou atenção pelo tamanho e experimentado pelos alunos.
Aluno experimenta tamanco do Barril (Foto: Blog do Sabones)
O professor Jam fez o agradecimento no fim do encontro. “Queria agradecer ao Sabones pela colaboração de nossa pesquisa e que suas palavras dê incentivo e de conscientização e que tenham efeito transformador no futuro desses meninos e meninas”, comentou o professor.
Alunos, professores e palestrante (Foto: Blog do Sabones)
A feira Cultural e de Ciências aconteceu na manhã e tarde do sábado e recebeu um grande número de visitantes para acompanhar pesquisas e trabalhos enriquecidos sobre a história de nosso município, o oriente médio, o meio ambiente, preconceito, a sexualidade, a eletricidade etc. Até mesmo um desfile de modas aconteceu na quadra poliesportiva da escola, pois afinal de contas, São João Nepomuceno é a terra do vestuário. 
Fotos antigas de São João Nepomuceno (Foto: Blog do Sabones)
Feira de Ciências - Eletrecidade (Foto: Blog do Sabones)
Passarela para desfile de modas na quadra
 Nosso blog gostaria de agradecer o convite para participar e desfrutar de tão organizado e rico evento em nossa “Cidade Garbosa”. Tivemos o prazer ainda de estar acompanhado de minha mãe Graça e filha Mylena. Um ótimo programa em família e parabéns aos organizadores pela sensibilidade e inteligência de um evento que com certeza modifica mentes, atitudes e preenche o dia de jovens e adolescentes. 

Saiba mais:


Comentários