ASFECER promove caminhada, dança e capoeira na campanha do Outubro Rosa em SJN

Chegada da caminhada no calçadão de SJN (foto: Márcio Sabones)

Na manhã desse sábado (24/10), “as abelinhas” da ASFECER (Associação Feminina de Combate ao Câncer de São João Nepomuceno) organizou um grande evento na Praça Barão do Rio Branco (Praça da Estação) para a realização da tradicional caminhada do Outubro Rosa.

O evento é mais um dos diversos da programação do mês do “Outubro Rosa” que teve início no dia 5 e deve encerrar no próximo dia 29, na ”cidade Garbosa”, promovido pela Associação cinquentenária.



Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
 
Praça da Estação recebeu ótimo público para evento (foto: Márcio Sabones)
Centenas de pessoas com peças cor de rosa em suas roupas e acima de tudo, o gesto de solidariedade com quem luta contra o câncer de mama (tema do evento). O discurso da presidente da ASFECER, Maria das Graças Sporch Tozzato, a "Gracinha Tozzato" reforçou o sentimento de colaboração, de amor e acima de tudo respeito ao próximo.
Gracinha, presidente da ASFECER
“O nosso trabalho passou por décadas em São João, tudo isso porque tivemos pessoas, ou melhor, anjos que nos ajudaram acreditando na ASFECER e quem estiver disposto a nos ajudar, seja da maneira que for, sempre será bem vinda a colaboração”, exaltou.

Depois das palavras da presidente, “as abelinhas” distribuíram fitas cor de rosa e viseiras de diversas cores para os participantes do evento. E juntos, dançaram a “Zumba” muito bem coreógrafada pela professora de Educação Física, Andréia Pullier e a ajuda de Bia. 

Professoras coreografaram a Zumba (foto: Márcio Sabones)

Andréia Pulier e Bia (foto: Márcio Sabones)

Dezenas de mulheres acompanharam a dança (foto: Márcio Sabones)
Na sequência, o grupo de Capoeira “Mata Fechada” do mestre Faguinho apresentou movimentos, ritmos e a ginga africana com crianças e adolescentes do projeto social criado para atender a população.

Mestre Faguinho apresentou a Capoeira "Mata Fechada" (foto: Márcio Sabones)

Lanche saudável antes da caminhada (foto: Márcio Sabones)
Um delicioso lanche com frutas, sucos, café e biscoitos foi servido antes do início da caminhada.  Em diante, a presidente Gracinha Tozzatto convidou a todos para a caminhada “Outubro Rosa” que saiu da Praça da Estação e percorreu por várias ruas do centro da cidade até o calçadão da Rua Cel José Dutra cantando e chamando à população para solidarizar com a luta de muitas mulheres em São João Nepomuceno e no mundo.
Início da caminhada na Praça da Estação (foto: Márcio Sabones)

Caminhada passa pela Praça Dr Carlos Alves (foto: Márcio Sabones)

Com a presidente a frente, caminhada chega ao calçadão (foto: Márcio Sabones)
“Estou muito feliz com este evento e toda a campanha do Outubro Rosa, pois tudo tem dado certo. As pessoas já entendem perfeitamente nossa luta e somos respeitadas. Agradeço de coração a todos que estão aqui, a vocês da imprensa escrita e falada e acima de tudo a Deus”, finalizou a presidente.

No mês de outubro, a ASFECER promoveu palestras de conscientização, Blitz da Sáude da Mulher em diversos pontos da cidade, mutirão de preventivos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospital São João, dia da beleza e Saúde da Mulher em distritos e ainda terá este no CEASM no dia 26 e o encerramento da campanha em São João Nepomuceno no dia 29, no Hospital São João às 18h30.

O Blog do Sabones parabeniza "as abelinhas da ASFECER" por mais uma ação de solidariedade e compromisso com a sociedade são-joanense. Foi com muito entusiasmo e alegria que acompanhei o "Outubro Rosa" junto a minha mãe Graça e filha Mylena.
Família unida pelo "Outubro Rosa"
por Márcio Sabones

Comentários

  1. Lindo demais e que todas as mulheres se amem muito e nunca deixem de se cuidar, pois a vida é bela demais e vale a pena ser vivida cada segundo com saúde e alegria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário