Bandas são-joanenses são premiadas em Festival de Música

Foto: Divulgação
No último final de semana três bandas de São João Nepomuceno participaram do 1º Festival Musical de Viçosa (Flor e Cultura) que reuniu 11 bandas de toda a região para mostrar o seu som e curtir o melhor do Rock’n Roll, Blues, Jazz entre outros ritmos.

As bandas Blast, Pedra Relógio e Big Monster Blues Band representaram a “cidade Garbosa” e trouxeram três premiações. Big Monster Blues Band com o 2º lugar geral e a Blast em 3º lugar geral e melhor música autoral.
Apresentação da Big Monster Blues Band no Festival (foto: Gustavo Temponi)
Apresentação da banda Blast no Festival (foto: Gustavo Temponi)
Curta o som das bandas:

Clique aqui e assista ao vídeo da Big Monster Blues Band (Facebook)


Clique aqui e assista ao vídeo da banda Blast (Youtube)


As bandas de São João Nepomuceno

Coincidências entre essas bandas, além de são-joanenses são os componentes Leonardo Cunha baixista da Blast e o irmão mais velho Danilo Cunha na gaita do Big Monster Blues Band. Tanta musicalidade na família representa o verdadeiro cenário artístico da cidade que sempre revela músicos, independente do estilo e ritmo. As bandas também fazem parte do Fórum da Música de SJN, associação fundada no ano passado para organizar, promover, incentivar e formatar eventos musicais, apoiando as bandas locais.

Leonardo - Pres. Fórum da Música
Em detalhe o agradecimento do presidente do Fórum da Música de São João Nepomuceno e músico Leonardo Cunha: “É com muito orgulho que anunciamos nossas duas premiações no I Festival Musical Flor & Cultura em Viçosa: Melhor Música Autoral e 3ª Banda Destaque! Muito obrigado a todos que foram nos prestigiar, principalmente a galera que saiu de São João Nepomuceno para dar essa força para nós, Pedra Relógio e Big Monster Blues Band. Parabéns à organização e todas as bandas participantes, com destaque para Grim e Big Monster Blues Band que conquistaram as posições de 1ª e 2ª Banda Destaque. Mais uma vez, muito obrigado e esperamos voltar em breve!”


Blast


Foto: Divulgação
Em conversa com a reportagem do Blog do Sabones, Leonardo Cunha disse que a banda Blast pretende com as premiações desse festival, concretizar a gravação do primeiro EP de seu trabalho até o início do ano que vem. A banda também já tem agendado para o dia 31 de outubro uma festa de Halloween no “Reunião Bar”. A banda já tem dois anos de atividades e o som vai dos clássicos do Rock até o Heavy Metal, passando até pelo Hard Rock. Os jovens são influenciados por Led Zeppelin, Iron Maiden, Judas Priest, Guns n' Roses entre outros.



Big Monster Blues Band


Foto: Divulgação
O Blog do Sabones conversou também com o gaitista da Big Monster Blues Band, Danilo Cunha sobre a história da banda e de sua participação no Festival em Viçosa. Danilo informou que há exato um ano a BMBB entrou em cena na música de São João Nepomuceno e região quando participou do evento Blues 'n Roll no "Reunião Bar" na cidade "Garbosa".

A responsabilidade de fazer blues é trabalhada com seriedade e fidelidade pela banda. "O blues, não é o estilo de música mais popular, entretanto é um dos que têm amantes mais exigentes e puristas. Justamente por isso, e por ter uma turma sensacional representando o Blues no país e em Minas Gerais, que aumenta a nossa responsabilidade e dedicação", explicou.

Danilo é o gaitista da BMBB
Sobre ser uma das bandas a representar São João Nepomuceno no festival, Danilo ainda comentou: "Representamos São João, com o Rafael, Henrique e eu, e Juiz de Fora, com o Wagner. É de extrema responsabilidade e ao mesmo tempo gratificante representar nossas cidades" e lembrou das outras duas bandas são-joanenses que também participaram, a "Blast e a Pedra Relógio" tecendo elogios e respeito.

Danilo também falou da satisfação de ter o reconhecimento do público e júri técnico no evento e a conquista da 2ª colocação geral. O sucesso da banda é tanto que está com a agenda cheia, confira:

Sábado (17/10) no Maquinaria, em Juiz de Fora. No dia 12 de dezembro na Livraria Liberdade, em Juiz de Fora, além de dois eventos fechados nos meses de novembro e dezembro. Para o próximo ano, o BMBB pretende ampliar suas atividades em outros centros como RJ e BH, e de repente, lançar suas primeiras músicas próprias.



Pedra Relógio

Divulgação (foto: André Itaborahy)
A formação oficial da banda Pedra Relógio aconteceu há seis meses com os músicos Marcelo Furtado, Dudú, Brow e Diogo Lanini, mas a ideia de montar surgiu por mais de 5 anos. O vocalista da banda, Marcelo Furtado conversou com nossa reportagem para falar mais desta banda de rock são-joanense. 

Marcelo comentou que o estilo de rock alternativo da banda tem como referências o som de bandas como Pixies, Queens of the Stone age e Arctic Monkeys, mas a banda gira em torno das músicas próprias, e tem músicas de muitos estilos diferentes como Trip-Hop ou Ska.

Marcelo Furtado, vocalista
Sobre o Festival Musical de Viçosa, Marcelo falou da experiência no evento: "Foi uma ótima experiência, principalmente pela recepção de pessoas desconhecidas em relação às músicas autorais da banda. Muitas reações positivas e espontâneas por não ter nenhuma ligação pessoal com nós. Deu ainda mais confiança pra seguir trabalhando nossas canções. Outro ponto muito positivo é sair com amigos da sua cidade e levar o seu som junto com eles. Você faz o seu show e desce pra curtir o dos seus amigos. Acho que falo por todos que dá pra se viver uma vida inteira fazendo isso. Não tem atividade melhor".

Marcelo disse que a entrada do Fórum da Música no cenário são-joanense foi muito importante para união das bandas e da juventude, mas que ainda está crescendo. "Falo com tranquilidade que São João Nepomuceno é privilegiada nesse aspecto. Tem a melhor cena musical da região. Bandas com ótimos trabalhos autorais e muito competentes ao vivo. Mas falta estrutura de som para atingir a todas as pessoas. Por enquanto a cena atinge mais pessoas entre 15 a 25 anos por entenderem nosso som com mais facilidade. Mas se o ritmo de crescimento da cena se mantiver daqui a algum tempo vamos atingir a todas as idades. Acredito que quando a música é boa ela chega em todos os ouvidos", finalizou.

por Márcio Sabones

Comentários

  1. Muito boa a matéria! As bandas de São João estão alçando vôos cada vez mais altos, parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria e parabéns pros músicos locais que ralam muito pra conseguir um espaço na região!

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria Sabones, você é fera assim como os músicos de nossa cidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário