São-joanense é campeão da Copa Zona da Mata de Downhill



O Blog do Sabones disponibiliza aos seus leitores a matéria completa com Wilkerson Varotto, são-joanense campeão de Downhill e incentivador do esporte na cidade. Esta matéria assinada por Márcio Sabones foi publicada no jornal "Voz de S. João", edição nº 5430 de 7 de novembro de 2015:

Chegada de Wilkerson (foto: arquivo pessoal)
O jovem Wilkerson Varotto de 32 anos sagrou-se campeão da Copa Zona da Mata de Downhill na  categoria  Master  A,  depois  de  conseguir  a  segunda  colocação  da  última  etapa  da competição na cidade de Coimbra no último final de semana.

 Na foto, Wilkerson está na 2ª posição do pódio com o tempo de 01’11”9.  Ele ficou a 2,6 segundos atrás do primeiro colocado, e na frente de outro são-joanense que ficou um 5º lugar na etapa, Cássio Detoni com 01’24”3.
Pódio com dois são-joanenses (foto: arquivo pessoal)
Wilkerson comemorou uma das mais importantes de suas conquista no esporte. “Esse ano tive pódio em quase todas as corridas que disputei. Mas a conquista da Copa Zona da Mata de Downhill foi a maior de todas, pois além de ajudar também competi”, comentou o ciclista em entrevista para a Voz de S. João. Nas três etapas da Copa, Wilkerson foi o maior pontuador geral sendo 2º lugar em Coimbra e São  João  Nepomuceno  e    lugar  em  Rio  Pomba.  

O são-joanense  além  de  competidor  é organizador  de  campeonatos,  como  por  exemplo,  as  etapas  de  downhill  em  São  João Nepomuceno como o “Downhill  da Mata e Eucaliptal” e também no auxílio das etapas em outras cidades. Além disso, apoia na construção de novas pistas e jovens que estão começando com aulas e treinamentos.

Wilkerson
“Temos em São João cerca de 15 ciclistas de downhill e usamos a pista da trilha da torre para treinamentos, infelizmente não temos mais aquela dos eucaliptos ao lado do anel rodoviário. Os eucaliptos  foram cortados.  A cena do esporte na cidade pode crescer,  mas o valor dos equipamentos  são  caros  e  isso  dificulta  a  evolução  do  esporte.  Uma  bike usada  para competição custa uns 10 mil reais e novas de 20 a 50 mil”, explicou.

Ele ainda informou que temos ótimos atletas e que com apoio e patrocínio é possível preparar uma equipe forte e organizar ótimos campeonatos na cidade. “No momento, o nosso único apoio vem do Departamento de Esportes (Prefeitura) e por isso conseguimos participar das competições e sediar etapas. Tento também o apoio da iniciativa privada.” 

Wilkerson ainda disse a nossa reportagem que já tem outro campeonato à vista.  “Quero representar  nossa cidade agora no encerramento do carioca, neste fim de semana na cidade de Simão Pereira e depois terei de fazer uma cirurgia no ombro direito”. Depois da publicação do jornal, o atleta informou-nos de que não havia conseguido a verba para participar deste evento, no entanto teve de cancelar sua participação.
Entre outros atletas em Coimbra (foto: arquivo pessoal)
Ao  falar  do  futuro  mostrou  seu  carinho  pela  “Cidade  Garbosa”.  “O  futuro  é  continuar melhorando meu ritmo e participar das corridas representando nossa cidade que sempre me apoiou”. Wilkerson também disse que quem estiver interessado em praticar o downhill pode procurá-lo para aulas e treinamentos pelo telefone (32) 9 9997 1670.

por Márcio Sabones

Comentários