Verde e Rosa tem como tema a África

Presidente Zelita e diretoria da ESACA (foto: Márcio Sabones/arquivo)
O carnaval 2016 de São João Nepomuceno receberá um desfile que mostrará a África, seus costumes, culturas e identidades. A Escola de Samba Avenida Carlos Alves (ESACA) apresenta o samba enredo do compositor Alan Soares, escolhido pela diretoria depois de uma troca no enredo, pois anteriormente era “Abracadabra, como num truque de mágica enganei você”.

A presidente da ESACA, Zelita Cabetti informou que o antigo enredo do Abracadabra estava na cabeça de toda a escola. “Nós gostaríamos de concorrer ao título do carnaval com este enredo, mas como não haverá a competição, optamos por fazer outro tema, “África”. Já temos o samba enredo que foi preparado pelo Alan e em cima dele vamos montar o enredo e preparar fantasias, alas, carros alegóricos, etc”, explicou a presidente que guardará o enredo Abracadabra para o próximo concurso.

Entenda o caso

No mês de dezembro, a ASES (Associação das Escolas de Samba) reuniu as três escolas de samba da cidade (Caxangá, ESACA e Esplendor do Morro) para uma votação simples no objetivo de definir se terá ou não o concurso do desfile (julgamento) das escolas no Carnaval.

Essa votação deu-se devido o desfecho da apuração das notas das escolas no último carnaval, quando o GRES Unidos do Caxangá questionou as notas de um jurado e que deu o título a Esplendor do Morro. Com a soma das notas dando vitória e o título do carnaval à tricolor do bairro Santa Rita, diante da confusão a ASES não pode confirmar o título, pois as ofensas do presidente da escola vermelho e branco contra o presidente da Associação deixou o clima tenso.
Reunião entre Prefeitura, Comissão de Carnaval, ASES e Escolas de Samba definiu o cancelamento do concurso em 2016 (foto: Ass. Comunicação PSJN)
Contudo, uma reunião foi agendada na mesma semana da apuração e por mais de três horas de discussão ficou definido e mantido o título do Esplendor do Morro. Para que o episódio não se repita em 2016, a ASES abriu a votação. Caxangá e Esplendor votaram a favor do cancelamento do concurso e a ESACA contra.

Nossa reportagem está acompanhando os andamentos do carnaval e nos próximos dias 8 e 9 de janeiro acontecem as escolhas da marchinha da Girafa e o samba enredo do GRES Unidos do Caxangá, respectivamente.

Samba Enredo da ESACA para o Carnaval 2016

Sou teu filho mãe África
Seu povo guerreiro não foge à luta
Samba de lá que eu vou sambar
A verde e rosa vai te emocionar

Raiou a Liberdade!
Um grito mais alto ecoou
Dos filhos de uma Nação
Que exaltam seu nome em tanta devoção
Majestade negra, paraíso de rara beleza
Continente de riquezas naturais
Fauna, flora e animais
“Mandela”, por igualdade clamou ô ô ô
A voz de um povo que nunca se calou

Mãe feiticeira num ritual de fé
Com a magia dos ancestrais axé
Tribos primitivas e guardiões
Nos ritos das celebrações

Fascinante é cultura que me encantou
Herança deixada, costumes e crenças
De tanto valor...
Vem na capoeira que eu vou te envolver
Ginga no terreiro, festa o dia inteiro
Amor eu vou te enlouquecer
Miscigenação unindo as raças num só coração
A ESACA vem mostrar
A força que emana aqui desse lugar.


por Márcio Sabones
Veja mais


Comentários