Zé Pereira abre o Pré-Carnaval em Rio Novo



Bloco do Zé Pereira toma as ruas de Rio Novo MG para ensaio do Carnaval 2016

Os rio-novenses têm o orgulho de apresentar e dizer que estão abrindo o pré-carnaval do Brasil com bloco de rua. Logo no dia 2 de janeiro, o primeiro desfile que é chamado de ensaio saiu nas ruas do centro da cidade da Zona da Mata mineira. Como a tradição manda, "Ouviu a sirene", o Zé Pereira chegou".


Serão quatro sábados antes do carnaval até o desfile carnavalesco no dia 6 de fevereiro (aí sim, no sábado da festa de momo).
Na tarde desse sábado (02/01), milhares de foliões foram às ruas fantasiados, com abadás e alegria para receber o tradicional e centenário bloco do “Zé Pereira”, fundado em 1906 pelo português Germano Baltazar de Freitas, pai do estimado Sr. Juquita (José Vieira de Freitas) que depois foi mantenedor do bloco por 70 anos. “É a chegada do carnaval e somos os primeiros do Brasil a começar a brincar e cantar”, disse Jorge Lima cidadão rio-novense que cedeu-nos as fotos para esta reportagem e que falou também sobre o significado do bloco. “É vida. Somente o Zé Pereira pra unir o povo, sem que tenha política e nem religião no meio”.

Bonecões são tradicionais
Ao som da tradicional banda de marchinhas da cidade e os bonecões, os foliões dançaram em ruas e na bela Praça “Prefeito Ronaldo Dutra Borges” rodeada de prédios antigos de arquitetura do séc. XIX. Um verdadeiro patrimônio, assim como o “Zé Pereira” pela sua história, tradição e irreverência deste que é um dos mais antigos do país e que desde sua fundação somente deixou de sair propositalmente, em duas ocasiões: durante as duas guerras mundiais.

Em conversa com o vice-prefeito da cidade e historiador, André Vieira Colombo, o bloco é registrado como patrimônio imaterial de Rio Novo. "A Prefeitura que financia a contratação da banda que acompanha o Bloco, através do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural. Os desfiles acontecem todos os sábados até o Carnaval. A tradição do bloco é de desfilar sempre nos 40 dias que antecedem o carnaval", explicou André.


O Bloco do Zé Pereira é Patrimônio do Bem Imaterial de Rio Novo MG

A organização do bloco agradeceu a população que agiu de maneira ordeira e nenhuma confusão foi registrada durante o trajeto na cidade e também faz questão de agradecer à Polícia Militar que trabalhou para a segurança dos foliões e o bem estar e encaminhamento do desfile. 

Caricato, com bonecões, com marchinhas e organizado. Tem diretoria e o atual presidente é Rodolfo Freitas, tataraneto do fundador do bloco e tem a missão de manter a tradição e a alegria do “Zé Pereira”, tum tum tum tum....
Assista ao vídeo do 1º desfile do Zé Pereira em 2 de janeiro de 2016

Os ensaios do Zé Pereira acontecem nos próximos três sábados antes do carnaval em Rio Novo, concentração às 16h e saída às 18h na Avenida Getúlio Vargas com Franklin Procópio (antigo Canto do Sabiá).

por Márcio Sabones
fotos: Jorge Lima
GALERIA DE FOTOS 























GALERIA DE FOTOS DO BARRACÃO

Um grupo de amigos, voluntários e membros da diretoria do bloco empenham para a montagem dos bonecões. 















 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cabe uma correção. O nome do fundador é Sr. Juquita

    ResponderExcluir
  3. Ops, obrigado pela correção. Confundi na hora de escrever...

    ResponderExcluir
  4. O fundador foi sim o Sr. Germano Baltazar, pai do Sr Juquito. O Sr Juquita que inovou o Bloco com os bonecos gigantes.

    ResponderExcluir
  5. O fundador foi sim o Sr. Germano Baltazar, pai do Sr Juquito. O Sr Juquita que inovou o Bloco com os bonecos gigantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário