Animais são encontrados mortos em rua do centro

Animal encontrado morto na Rua Raul Baptista em SJN 
Moradores da Rua Raul Baptista, centro de São João Nepomuceno tiveram uma desagradável visão ao abrir suas casas na manhã de domingo (06/03), quando dois gatos mortos estavam em um canto da calçada.


Moradores desconfiam de envenenamento
Os animais não estavam com feridas e isso retira a possibilidade de espancamentos e já estavam duros e de bocas abertas, segundo informações de moradores indignados com a situação, pois pode ter sido morte por envenenamento, uma hipótese que revolta a todos que ali vivem.  A rua também é conhecida como subida da torre, no final da Rua Cdor José Soares (Rua Nova); e os moradores também informaram que os bichinhos viviam na vizinhança e eram alimentados pelas casas do quarteirão.

De acordo com Lei 9.605/98, dos Crimes Ambientais, maus-tratos  contra animais domésticos, nativos ou exóticos caracterizam crime e podem render pena de detenção de três meses a um ano e multa, o que é considerado por especialistas uma pena branda. Ainda assim, é comum ver donos que não chegam a cumprir sua detenção. 

O que é lamentável é que crimes em até quatro anos de detenção podem ser revertidos em multas e prestação de serviços públicos, sendo assim, o infrator liberado sem cumprir a pena. Neste caso, não têm pistas do(s) autor(es) da ação.

Nossa equipe procurou a Defesa Civil de São João Nepomuceno e o coordenador Marco Antônio Barbosa dos Santos (Major) disse que antes fazia o recolhimento dos animais, mas no momento estão com dificuldades de veículos e isso impossibilita o trabalho, sendo assim a Secretaria Municipal de Obras encarregada do serviço, pelo telefone (32) 3261 1285 (ramal 223).

O Blog do Sabones lamenta a ação cruel contra os animais. Os moradores enviaram as fotos para a nossa redação no objetivo de mostrar a indignação e que providências sejam tomadas diante de ação de criminosos contra os animais. 



Por Márcio Sabones

Fotos: Moradores

Comentários

  1. Olá,meu nome é luís gustavo eu havia ganhado uma gata,leleca,e ela faleceu devido a envenenamento,bem o meu vizinho achou ela na garagem dele,e não sei o que ele fez com ela pode ter colocado no lixo ou jogado simplesmente em qualquer lugar,bem gostaria de saber o dia exato que isso aconteceu para ver se a alguma chance de ser a leleca ou nao

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luis Gustavo. Como mencionei na matéria, os vizinhos encontraram os animais na manhã de domingo (06)

    ResponderExcluir

Postar um comentário