Criada a Liga de Futebol Americano da Zona da Mata (LIZMAT)


Representantes das sete equipes da LIZMAT em reunião em Juiz de Fora (Foto: Centauros FA)

O Blog do Sabones disponibiliza para seus leitores uma matéria assinada por este jornalista sobre a criação da Liga de Futebol Americano, destaque esportivo na edição nº 5.447 do dia 5 de março de 2016, assinada por este jornalista. Confira:


Brasão da LIZMAT
Um dia para entrar na história no meio esportivo de nossa região, pois foi em 27 de fevereiro de 2016 sete equipes fundaram a LIZMAT (Liga da Zona da Mata de Futebol Americano), em reunião no prédio do Museu de Crédito Real, no centro de Juiz de Fora.

A equipe são-joanense dos Centauros FA é uma das participantes da criação desta que irá organizar os campeonatos oficiais do esporte na região. As outras seis equipes são: JF Mamutes, Juiz de Fora Red Fox, Maquinistas FA de Bicas, Tupãs FA de Ubá, UFLA Leões FA de Lavras e FA Maresp de Mar de Espanha. 

Em contato com o presidente dos Centauros FA e também jogador, Romário Dienefer Nunes fomos informados que a ideia da LIZMAT surgiu através do presidente da equipe JF Mamutes, Laércio Azalim que convocou as equipes da região para mostrar e fortalecer o cenário do esporte. “As dificuldades em si não são apenas para a Liga, mas para a prática do esporte que ainda sofre um pouco de preconceito por muitas pessoas que acham que é só pancadaria. É um esporte de muita estratégia no qual para ser jogado deve se estudar bastante. As dificuldades para a Liga ou para os times que serão como falta de recursos, conseguir meios de transporte, recrutar jogadores, etc. Cada time tem um obstáculo e deve procurar apoio e parcerias”, explicou Romário.

Foto histórica da LIZMAT
O objetivo da LIZMAT é de organizar um campeonato regional anual, sempre no segundo semestre do ano. Em 2016, ainda não está definida uma data para o início da competição, mas as reuniões continuarão daqui pela frente para definição de regulamento, forma de campeonato, parcerias, datas etc. 

“Essa organização da Liga representará e mostrará para a região a seriedade e a credibilidade na qual o esporte se encontra . Que o Futebol Americano na Zona da Mata chegará ao nível das grandes equipes do Brasil”, finalizou Romário.

Por Márcio Sabones
Fotos: Centauros FA

VEJA ALGUMAS FOTOS DO ENCONTRO



 

Comentários