Desfile cívico-militar comemora 16 de maio

Presença de embaixador tcheco e ex-atletas levaram tochas olímpicas para a comemoração são-joanense
Escolas Públicas desfilaram na manhã de segunda-feira em São João Nepomuceno
O feriado municipal que comemora o aniversário da “cidade Garbosa” e o dia do santo padroeiro, São João Nepomuceno teve o tradicional desfile das escolas públicas, clube do fusca, projetos sociais, esportivos e do Tiro de Guerra 04-023, na manhã de segunda-feira (16), na Avenida Tancredo Neves.


Palanque com autoridades e convidados
Entre as autoridades no palanque, o prefeito Célio Ferraz e a vice-prefeita, DulcinéaReggi Barbosa receberam a ilustre presença do embaixador da República Tcheca no Brasil, o Sr. Jiri Havlik e sua esposa, a embaixatriz, HanaHavliková, além dos vereadores municipais e secretariado. Todos puderam conferir e melhor conhecer as instituições ali representadas. Apresentações de fanfarras, ginastas, bailarinas, faixas com pedidos de paz, teatro, música e o talento do aluno da E.E.”Oswaldo Cruz”, João Pedro Massucatti que deu um show com sua guitarra, solando o hino nacional brasileiro.

Em entrevista para o Blog do Sabones, o embaixador, Jiri Havlik, em viagem a nossa cidade para a assinatura do Tratado de Irmanação entre São João Nepomuceno e a cidade tcheca de Nepomuk (terra natal de Yan Nepomuk, o santo padroeiro), acompanhou o desfile e comentou sobre o que viu. “Muito bonito a festa que tive a honra de acompanhar. As crianças das escolas, a alegria do povo, do desfile, a música e a espontaneidade de vocês, incríveis. O nosso povo tcheco é mais frio, tipo europeu mesmo. Eles têm que ver isso, irão adorar”, comentou.

Fanfarra do Polivalente de São João Nepomuceno
O sentimento de patriotismo e respeito às bandeiras nacional, Minas Gerais e de São João Nepomuceno recebeu um reforço especial, quando os são-joanenses tiveram uma grata surpresa ao ver passar pela passarela, os ex-atletas, Marco Arélio Ayupe e Ronaldo da Costa conduzindo a tocha olímpica (Rio-2016).

Marco Ayupe conduziu tocha junto aos alunos da escola de futebol
Ronaldo da Costa e a filha Vitória
Aplausos, gritos e reverências ao são-joanense Ayupe e ao descobertense Ronaldinho que tiveram a honra de participar do revezamento na cidade de Bicas, uma hora antes do início do desfile cívico-militar em São João Nepomuceno. “Tudo deu certo. Estou muito emocionado com o dia de hoje, no qual conduzi a tocha em Bicas e tive a honra de trazê-la para São João, e junto aos meus alunos da escolinha de futebol, desfilar para a nossa cidade”, comentou Marco Ayupe. Já Ronaldo lembrou a importância do esporte. “Sou muito grato ao esporte e o que ele fez por mim no passado e faz hoje. Estou no Distrito Federal, tralhando no Instituto Joaquim Cruz, formando novos talentos do nosso atletismo e aos 45 anos de idade, já um ex-atleta, voltar a sentir a emoção de um grande evento esportivo. E desfilar aqui com minha filha vitória. Só o esporte mesmo”, emocionou Ronaldinho.

Por Márcio Sabones
Fotos: Márcio Sabones

Veja mais:

Vídeo do Portal Fatos Net do desfile de 16 de maio




Comentários