Embaixador tcheco virá à SJN para assinar tratado de irmandade



Embaixador Jiri Havlik estará em SJN para assinar tratado
Um momento histórico para São João Nepomuceno (MG) e a cidade tcheca de Nepomuk (onde nasceu João Nepomuceno, santo que deu o nome de nosso município). Trata-se da assinatura do tratado de “Irmanidade” entre as cidades mineira e européia, na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (16/05), às 17h, com a presença do chefe do executivo, edis e o embaixador da República Tcheca, o Sr. Jiri Havlik.

Para a consolidação e validade do tratado, o embaixador e sua esposa, a embaixatriz, Hana Havliková desembarcarão na cidade Garbosa no domingo (15), para acompanhar a inauguração do museu municipal, com uma exposição sobre São João Nepomuceno. 

Na segunda-feira (16), feriado do município, o embaixador acompanhará o desfile cívico-militar pela manhã, e a tarde, junto ao Prefeito Célio Ferraz, presidirá a solenidade na Câmara Municipal, que declarará as “cidades irmãs”. Na sequência, uma procissão com a imagem do santo padroeiro sairá do prédio da Prefeitura Municipal, às 18h, com participação das autoridades, Entidades, Pastorais, Comunidades, Ministérios, Associações com bandeiras e estandartes, rumo à Igreja Matriz para a Missa Solene.

Recentemente, o historiador e colaborador do jornal Voz de S. João, Luiz Antônio Fajardo Pontes esteve na República Tcheca, representando nossa cidade e estreitando o contato para a possibilidade da realização deste acontecimento, almejado desde 2003 como contou a nossa reportagem, a escritora e pesquisadora, Maria do Carmo Sobreira. “Em setembro de 2003, através da Lei nº 238/2003 de autoria de Ricardo Itaboray Soares e aprovada e sancionada em 15 de novembro daquele ano, pelo então Prefeito Célio Filgueiras Ferraz, na ocasião me foi solicitado que eu, junto ao Consulado Theco no Rio de Janeiro, desse andamento ao pedido. O Consulado foi fechado e por vários outros motivos inclusive, fiquei parada durante dois anos  para tratamento de saúde, e não dei prosseguimento. No ano de 2015, com a visita do Consul à São João Nepomuceno, solicitei ao vereador Francisco Baptista de Oliveira, então Presidente da Câmara, que formalizasse a solicitação. Desde então, entramos em contato com a Lucie Lachoutova, Consul Geral, com o intuito de acompanhar o pedido. Ela afirmou que o prefeito de Nepomuk tinha  oficializado a reciprocidade, a resposta também foi enviada   para o Luiz Antônio Fajardo Pontes, que se prontificou a responder a Consul Pavla Havrlikova, para que a cerimônia  de entrega do titulo  fosse dia 16 de maio. A viagem dele à República Tcheca foi fundamental para a confirmação”.

Veja a programação:

Programação de eventos/Prefeitura Municipal

Por Márcio Sabones

Foto: internet

Comentários