Teatro, homenagem e noivado no 1º dia do “11º Nepopó Festivao”

Orfeu navega para o mundo dos mortos em apresentação da Cia Teatrando - JF (Foto: Márcio Sabones)

Nessa quinta-feira (26/05), São João Nepomuceno passou a ser a “cidade do teatro” para os próximos quatro dias em que acontece a 11ª edição do Festival Nacional de Teatro, “o Nepopó Festivao” – patrimônio do bem imaterial do município, decreto nº 1.835 de 30 de maio de 2014.

No primeiro dia de evento, quatro espetáculos foram apresentados. O infantil, “O Reino perdido do Beleléu” do grupo Teatrando de São João Nepomuceno, o drama musical “Quem sou eu” do grupo de teatro Quem sou eu de Juiz de Fora, o alternativo “Casulo de Fogo”, da Cia Produção Independente do Rio de Janeiro e por fim, o drama, “O mito de Orfeu e Eurídes” da Cia Teatrando de Juiz de Fora. Os artistas da cidade de Araruama (RJ), do grupo Gene Insanno Cia de Teatro não compareceram, e o espetáculo "Cena real... É tudo verdade".

Homenageado "Ismael Yellow" emocionado com homenagem
A noite ainda reservou a abertura oficial do evento, com as palavras do Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal, Fellype Alberto, que representou o prefeito Célio Ferraz. A cerimônia de homenagem ao ator do GRUTA e um dos fundadores do festival, Ismael Alberto Teza, o Ismael Yellow, aconteceu em seguida. O ator e diretor do GRUTA, Aldo Philadélfia, amigo de Ismael por mais de 30 anos fez um divertido stand’up sobre a vida do homenageado (mancadas, experiências, trabalhos, etc). Um vídeo foi preparado pela organização do festival com montagens divertidas e também, depoimentos de amigos e familiares.

Ismael estava nitidamente emocionado com as homenagens e ainda teve fôlego para pedir a mão de sua companheira Graça Lima em casamento, diante da plateia no Centro Cultural “Gabriel Procópio Loures”. Graça aceitou e o casal recebeu os aplausos e as bênçãos dos presentes.

A organização do 11º Nepopó Festivao é dividida entre os grupos de teatro são-joanense GRUTA (Grupo de Teatro Amador) e Cia de Teatro Novos Horizontes. E nesta edição, ganharam o apoio de outro grupo teatral para a organização, o Kiprokó, da cidade de Belo Horizonte. Este grupo da capital mineira, tem como uma das componentes a atriz são-joanense Joseane faria, casada com o diretor do Kiprokó, Fabrício Henrique. O casal se conheceu na 2ª edição do festival, em 2007 e de lá começou o namoro, até chegar ao casamento, em fevereiro de 2015.


O Nepopó continua até o domingo. Clique aqui e confira a programação.

Por Márcio Sabones

GALERIA DE FOTOS
O REINO PERDIDO DO BELELÉU - GRUPO TEATRANDO SJN
 Fotos: cedidas por Fellype Alberto









QUEM SOU EU, O MUSICAL - GRUPO QUEM SOU EU - JUIZ DE FORA
 Fotos: Márcio Sabones









CASULO DE FOGO - PRODUÇÃO INDEPENDENTE - RIO DE JANEIRO
 Fotos: Márcio Sabones










O MITO DE ORFEU E EURÍDES - CIA TEATRANDO - JUIZ DE FORA
 Fotos: Márcio Sabones 























CERIMÔNIA DE ABERTURA E HOMENAGEM A ISMAEL YELLOW
 Fotos: Márcio Sabones















Comentários