Orquidário Alcino Fraga em São João Nepomuceno

Alcino Fraga trabalha com plantas por tês décadas (Foto: Márcio Sabones)
Durante os dias 7 a 10 de julho, acontece a Exposição de Orquídeas no Museu Histórico de São João Nepomuceno com o orquidário Alcino Fraga, com os horários de funcionamento das 9h às 20h. Pela segunda vez na cidade, como realização da Fundação Cultural e uma diversidade interessante de plantas, artesanatos também confeccionado por Alcino e claro, uma demonstração de bom gosto com o paisagismo.


Alcino faz uso também de troncos secos e retorcidos para montar estruturas de suporte das plantas na exposição. Em conversa com a nossa reportagem explicou que usa somente aqueles que caíram, pela ação da natureza ou envelhecimento e que ele não derruba ou retira os troncos de árvores. Também nos informou de que São João está sendo a quinta cidade que a exposição visita em 2016. "No ano passado foram 12 cidades que levamos nosso orquidário. Aqui foi em outro lugar, no salão do clube Operário e na época, recebemos diversas visitas. Este ano, nesse local ideal para a nossa exposição, começamos ontem e também estamos recebendo muitos visitantes. Gostei de estar aqui, pois atrelou o Museu, a biblioteca e isso é bom, faz com que cada área colabore com a outra", comentou.

Orquidário ficará na cidade até domingo (Foto: Márcio Sabones)
Os visitantes assinam um livro de presenças, e o mesmo será utilizado para um sorteio que premiará com uma bela orquídea, no domingo (10/07), às 16h. 

Alcino é filho de família portuguesa, natural de Petrópolis (RJ), mas com 6 anos de idade mudou-se com a família para Juiz de Fora, onde vive até hoje. A família tem una floricultura há 44 anos, na Mister Moore e por mais de 30 anos, Alcino convive, desenvolve, aprende e ensina o cultivo, os cuidados e o plantio das orquídeas. 

A próxima cidade a receber a exposição será Caxambú (Sul de Minas Gerais), e talvez na sequência, a vizinha Mar de Espanha. Questionamos Alcino sobre cidades interessadas de receber a exposição, ele respondeu que é importante uma parceria para arranjar um local adequado para expôr, arejado, com espaço para visitações e divulgação. Caso alguma cidade tenha interesse, é só entrar em contato (informações no fim do texto).

__________________

Curso de Cultivo de Orquídeas (gratuito)

Dentro das atividades da Exposição de Orquídeas em São joão Nepomuceno, acontecerá no mesmo local, neste sábado (09/07), às 15h, um curso gratuito de cultivo de orquídeas, ministrado por Alcino Fraga.

Os interessados podem comparecer no Museu Histórico até às 14h30, do sábado (09),  para preencher uma ficha de inscrição e participar. 

Assista um vídeo de um passeio no orquidário, vale a pena conferir:


__________________


Contato Orquidário Alcino Fraga
Rua Cap. Wanderley do Nascimento, 53 - Recanto dos Lagos 
Juiz de Fora MG - CEP - 36.048-738
Telefone: (32) 3215 4581
Site: www.orquidaarioalcinofraga.com.br
E-mail: orquidarioalcinofraga@yahoo.com.br
__________________

GALERIA DE FOTOS









































Comentários

Postar um comentário