Aeroclube de São João Nepomuceno – 63 anos de história

Inauguração do Aeroclube de São João Nepomuceno (Foto: Arquivo Aeroclube SJN)
No dia 6 de agosto de 1953 era fundado o Aeroclube de São João Nepomuceno por um grupo de pessoas lideradas por Sebastião Carlos Leite (1º presidente), Edésio Ferreira e Helvécio Rodrigues Pereira. Contudo, um novo estatuto era formado na ocasião, pois inicialmente havia outro, porém do Aeroclube Sanjoanense, este criado em 25 de agosto de 1948, mas ficou inativo.

Ao montar o estatuto, a primeira diretoria foi formada e daí era necessária a escolha de um terreno ideal para pousos e também um montante financeiro para a compra. Foi na visita, do Deputado Federal Euvaldo Lodi em companhia do Capitão da Aeronáutica, Marcos Lugão a “cidade Garbosa”, que aconteceu a doação no valor de 60 mil cruzeiros para a compra do terreno em setembro de 1954, no terreno no alto do São Bento, uma parte da propriedade do Dr. José Bibiano Loures comprada com a verba e a doação de uma área de 57.780m² perante a Lei municipal nº 148, sancionada pelo prefeito Carlos Frederico Stiebler.

Inauguração do Aeroclube de São João Nepomuceno (Foto: Arquivo Aeroclube SJN)
O local ideal foi escolhido pelo Capitão Lugão, após sobrevoar a cidade. O Aeroporto foi inaugurado em abril de 1956, com a participação de 22 aeronaves (entre cidades convidadas e a Força Aérea Brasileira – FAB).

Em dezembro do mesmo ano foi homologado o campo de pouso e até uma linha de táxi-aéreo entre SJN-Belo Horizonte funcionou durante algum tempo com a empresa AEROSITA e até uma escola de pilotagem estava em atividade no local.

Em 1964, com as mudanças políticas no Brasil, a escola foi suspensa. Quatro anos depois, em 1968, na semana do município, a Esquadrilha da Fumaça (FAB) esteve no aeroclube com cinco aviões, onde também foi recebida a visita do Ministro da Aeronáutica, o Brigadeiro Henrique Fleuiss e comitiva. Já na década dos anos 80, a construção de uma casa sede, melhorias e ampliação da pista de pouso, que inicialmente era de 400 metros, agora de 640 metros e construção de hangares.

Esquadrilha da Fumaça em São João Nepomuceno (Foto: Arquivo Aeroclube SJN)
Aviões da Esquadrilha da Fumaça no Aeroclube de São João Nepomuceno (Foto: Arquivo Aeroclube SJN)
Durante os anos seguintes, o Aeroclube nunca parou de funcionar e até hoje recebe voos esporádicos, às vezes empresários em aviões particulares, helicópteros, e até numa ocasião de emergência, comentada pelo atual presidente do Aeroclube de São João Nepomuceno, Haroldo Nicodemos Barbosa de Castro para a nossa reportagem.

“Uma emergência médica fez com que um medicamento chegasse para um paciente no Hospital São João com rapidez usando um pequeno avião para decolar aqui. Isso faz tempo, mas recordo disso”.

O Aeroclube atualmente opera com pouca frequência de pousos, mas tem por quatro anos a Escola de Aviação TOP (Treinamento Operacional de Pilotos) com cursos práticos de: Piloto Privado, Piloto Comercial, IFR, Voo por Instrumento e Instrutor de Voo.

Aeroclube de São João Nepomuceno, ano de 2016 (Foto: Márcio Sabones)
Haroldo, além de presidente do Aeroclube, é instrutor e diretor da escola que hoje trabalha com 23 alunos matriculados e já formou outros 38. “Somos três instrutores aqui. Além de mim, o Luiz Guilherme que veio de São Paulo e o Augusto de Juiz de Fora. Temos hoje o conceito de uma das melhores escolas de aviação do Brasil. Os nossos instrutores formaram aqui com a gente, e assim como eles vem alunos de todas as partes do país para os treinamentos. Rio de Janeiro, São Paulo, Governador Valadares, Ipatinga, Belo Horizonte...”, explicou Haroldo.

O instrutor Luiz Guilherme disse que para poder fazer as aulas, o aluno tem que ter mais de 18 anos de idade, 2º grau completo e antes das aulas práticas, passa por exames no Centro Médico Aero Espacial e também orientações teóricas e provas.

Instrutores de voo e diretores do Aeroclube SJN (Foto: Márcio Sabones)
Também em conversa com o diretor do Aeroclube, Moisés Ludovico destaca a importância da parceria com a escola, no objetivo de fomentar e manter a atividade da aviação na cidade.

“Não podemos parar. O Aeroclube é um bem precioso para a cidade, para a utilização de um transporte rápido e que sim, pode beneficiar os empresários do município e região por exemplo. Podemos receber aeronaves de pequeno e médio porte para pousos e decolagens. Nossa pista, mesmo sendo saibro, está em bom estado, as atividades da escola acontecem aqui e os alunos voam até outros aeroportos da região e até mesmo das capitais mineira e fluminense e o melhor, estamos bem localizados, dentro da cidade, um espaço aéreo livre e um clima que permite voar por meses sem ter que fechar a pista por causa de neblinas, etc”, explicou.

Hangar do Aeroclube de SJN (Foto: Márcio Sabones)
Sobre as escolas de aviação em nossa região, Haroldo citou aquelas que estão mais próximas. “Além de São João temos escola em Juiz de Fora, BH, Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas e Rio de Janeiro. Temos procura e podemos oferecer até alojamentos para aqueles que vêm de outras cidades”.


O Aeroclube de São João Nepomuceno completará 63 anos de história, não tem vínculo político, e nem verba destinada para gestão administrativa. Sobrevive de parcerias como prestação de serviços de podas do gramado, raspagens na pista com lâminas de tratores da Prefeitura, da Escola de Aviação e principalmente, do amor e dos voluntários que ali estão, para manter essa tradição sexagenária que merece respeito e reconhecimento da população.

Contato: Haroldo (32) 9 8437 0063 (TOP - Treinamento Operacional de Pilotos)

VEJA FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DO AEROCLUBE DE SJN

Presença da Esquadrilha da Fumaça no Aeroclube de SJN, em 1968 (Fotos: Arquivo Aeroclube)

Inauguração da pista do Aeroclube de São João Nepomuceno 

Terraplanagem da pista

Terraplanagem da pista
Aeronaves no Hangar do Aeroclube de São João Nepomuceno (Foto: Márcio Sabones)

Aeronaves no Hangar do Aeroclube de São João Nepomuceno (Foto: Márcio Sabones)

Aeronaves utilizadas nas aulas de aviação (Foto: TOP)

Aeronaves utilizadas nas aulas de aviação do Aeroclube de SJN (Foto: TOP)

Aeronave na pista do Aeroclube de SJN. Um belo visual dos morros são-joanenses (Foto: TOP)


Comentários

Postar um comentário