“Carretas da Visão” em SJN essa semana

Carreta ficou por quatro dias na cidade e fez centenas de cirurgias e consultas (Foto: Márcio Sabones)
Na última semana, o projeto “Carretas da Visão” esteve em São João Nepomuceno, sendo a primeira cidade do estado de Minas Gerais a receber a unidade móvel que realiza consultas e cirurgias de cataratas em pacientes do Sistema Único de Saúde e particulares. O atendimento iniciou no dia 8 de agosto e foi até a última sexta-feira (12), fazendo em média 70 atendimentos (consultas e cirurgias) por dia.


Carreta com consultório de alta tecnologia e profissionais capacitados (Foto: Márcio Sabones)
A conquista da vinda do consultório oftalmológico á cidade deu-se ao empenho da Associação dos Aposentados e Pensionistas de SJN junto à Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais (FAP/MG). A diretoria da AAPSJN recebeu a informação de que o projeto estava sendo apresentado em Belo Horizonte, e de imediato compareceu a capital mineira para o pedido para a cidade. “O pedido foi aceito e o Ciesp (Consórcio Intermunicipal de Especialidades) contratou o serviço para 130 cirurgias pelo SUS. Desta forma, além do SUS atendemos também no particular, e os associados beneficiados da AAPSJN com 30 consultas e seis cirurgias”, explicou o diretor Administrativo do projeto, André Luiz da Silva.

Consultório da Carreta
André ainda disse do procedimento a ser seguido. “Daqui a 30 dias retornamos a São João Nepomuceno sem a carreta, e utilizaremos um local disponibilizado na cidade, para o acompanhamento de todos que fizeram as suas cirurgias conosco nessa semana, para acompanhar a recuperação e os avanços dos pacientes. O objetivo a partir de agora é de formar um cinturão desta região, com atendimentos e cirurgias, sendo que devemos seguir daqui para uma cidade próxima, a ser definida, na Zona da Mata. Entre 60 ou 90 dias voltamos à São João para novas consultas e cirurgias de cataratas, já com os outros pacientes que estão na fila do SUS, particulares e conveniados com a Associação dos Aposentados. Isso já acontece no estado do Espírito Santo e vamos implantar aqui, só falta o agendamento das datas”, comentou o diretor.

Cirurgias de cataratas em SJN pelo SUS e particulares (Foto: Márcio Sabones)
A carreta atendeu ao lado do Terminal Rodoviário Marcelino Dias Barbosa e é composta por equipamentos de última geração e formada por 13 profissionais. O projeto quer tornar acessível e dinâmico o atendimento à população, contudo, nesta primeira passagem, o adiantamento da fila do SUS em 130 pessoas na visita. Em entrevista com o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de SJN, Ruy Rodrigues Barbosa a informação de que as cirurgias pelo SUS foram agendadas, sendo a maioria de pacientes são-joanenses e outros pacientes da região (Descoberto, Bicas, Rochedo de Minas e Maripá de Minas). “A Carreta da Visão também ofereceu a cirurgia de catarata particular, a um preço subsidiado em convênio com a nossa Associação. A cirurgia completa, com uma lente importada, sai pelo valor de R$ 1.350,00 cada vista, que é a metade do valor de mercado cobrado em clínicas e hospitais particulares. É um motivo de muita alegria poder receber este projeto em São João e ainda ser a primeira cidade mineira”, enfatizou Ruy.


O projeto “Carreta da Visão” está em atividade há dois anos, e surgiu no interior de São Paulo, na cidade de Bebedouro. Atualmente diversos cinturões com as visitas estão atuando e São João Nepomuceno deu a largada em Minas Gerais. Para conhecer o projeto: www.carretasdavisao.org

Por Márcio Sabones
(Matéria assinada por este jornalista no Jornal Voz de S. João,
edição nº 5470 de 13 de agosto de 2016)
Fotos: Márcio Sabones

Comentários

Postar um comentário