Jogos Olímpicos são exemplos para Escolas Públicas de SJN

Arcos olímpicos foram confeccionados por alunos da escola Polivalente com
material reciclado (Foto: Polivalente)
Durante o mês de agosto, com a realização dos jogos Olímpicos Rio 2016 e as comemorações do dia dos estudantes, as escolas públicas de São João Nepomuceno aproveitaram para levar aos seus alunos, a prática de diversos esportes que estão entre aqueles da disputa olímpica. Também foram organizadas visitas de atletas consagrados do passado de nossa cidade, para uma conversa e mostrar histórias de suas carreiras.



E.E.”Oswaldo Cruz”
Alunos aprenderam as regras do badminton (Foto: E.E.Oswaldo Cruz)
Os professores de Educação Física Fernando, Walace e Jonnathas com o apoio da direção e outros professores do educandário realizaram atividades esportivas na Praça de Esportes do bairro Santa Rita, como tênis de mesa, natação, futebol, vôlei de areia, atletismo (100 metros rasos) e badminton. Na ocasião, as turmas competiram entre si e conheceram regras e particularidades de cada modalidade.

E.E.”Profº Gabriel Arcanjo de Mendonça” (Polivalente)
Os ex-atletas são-joanenses Adil, Marco Ayupe e Helenize de Freitas
foram exemplos aos estudantes (Foto: Polivalente)
A escola Polivalente convidou os ex-atletas do futebol Marco Aurélio Ayupe (Vasco, Corinthians, Grêmio, Sport Recife), Adil Pimenta Filho, o “Nica” (Corinthians, Portuguesa, Bahia) e a ex-jogadora de vôlei Helenize de Freitas que brilhou em diversos clubes brasileiros e seleção brasileira nas décadas de 60 e 70. Os alunos acompanharam os depoimentos dos convidados e promoveram uma cerimônia de entrada de bandeiras de diversos países participantes dos jogos Rio-2016. No início do mês, os estudantes construíram os anéis olímpicos com materiais recicláveis (pneu de moto) e tintas que sobraram de projetos anteriores. A escola ainda está promovendo vários jogos esportivos.

E.M.”Dr. Péricles Vieira de Mendonça”
Aluna participa de revezamento de tocha com o professor Handerson Sanábio
 (Foto: E.M.Péricles de Mendonça)
Além das atividades esportivas, a direção, professores e estudantes da Escola Municipal “Dr. Péricles Vieira de Mendonça” promoveram um dos atos que marcaram a vinda das olimpíadas ao Brasil, o revezamento da tocha olímpica. Réplicas da tocha foram confeccionadas para que cada estudante, representante de suas turmas, a passagem do símbolo máximo do evento pelas ruas dos bairros São Cristovão, Cidade Nova e Novo Horizonte até acender a pira olímpica na quadra do educandário.

E.M. “Três Marias” (CAIC)
Hasteamento das bandeiras na Escola Municipal "Três Marias" (Foto: Fellype Alberto)
Cerimônia de abertura, hasteamento das bandeiras, jogos escolares como o badminton, futsal (masculino e feminino), queimada, totó, além de quiz, soletrando e redação foram as atividades na Escola Municipal “Três Marias” que buscou levar aos seus alunos o conhecimento e a cultura de muitos países que participaram das Olimpíadas. A quadra poliesportiva do CAIC recebeu um bom número de estudantes e familiares dos participantes dos jogos. A direção ressaltou a importância do jogo em equipe e das realizações dos sonhos, tendo os atletas de elite mundial como exemplos.


Por Márcio Sabones

Comentários