Piacatuba é sucesso outra vez

Show de Renata Teixeira (sábado) com excelente público na Praça de Piacatuba (Foto: Jornal Voz de S. João)
Durante os dias 27 a 31 de julho, o distrito de Piacatuba do município de Leopoldina recebeu a 14ª edição do Festival de Viola e Gastronomia, um dos mais tradicionais da Zona da Mata e até mesmo, um dos melhores do Brasil. Essa última afirmação foi feita pelo cantor Renato Teixeira, durante seu show na noite de sábado (30), onde exaltou o Festival de Viola de Piacatuba, o melhor do país.


O evento que ganhou nome e respeito nacional teve sua primeira edição em 2003, com a organização de Aristides e Gilberto. Em 2006, foi entregue a Maria Lúcia Braga e com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o patrocínio da Energisa, e alguns apoiadores, transformou-se num festival com caráter profissional. Neste mesmo ano começou o Festival de Gastronomia, que alavancou o Festival de Viola. Na edição de 2016, além da gastronomia e da viola, a população e visitantes tiveram a oportunidade de participar das diversas oficinas, palestras e ainda assistir apresentações artísticas nas ruas e praça de Piacatuba.

Em entrevista para o Jornal Voz de S. João, a organizadora do festival, Maria Lúcia Braga disse da satisfação de outra edição com sucesso. “Este festival foi muito bom, teve um público recorde, platéia maravilhosa, os shows de uma beleza. O que gosto é ver uma plateia feliz e os músicos encantados”, comentou Maria Braga que ainda explicou sobre as escolhas musicais de cada ano. “As escolhas são músicos que eu, a organização e o publico gostam, daí músicos amigos sugerem os shows que foram bons de outras edições. São várias formas de escolhas”. Perguntamos como estão os preparativos para 2017. “Para o ano que vem, tenho alguns músicos que já estão no nosso projeto, mas não posso dizer ainda, porque fica desgastado e ainda temos que ver a possibilidade e agenda para eles virem. E uma surpresa é sempre bem vinda”. Também conversamos com a moradora de Piacatuba, Lioni Maria da Silva Aleixo que fala da importância do festival para aquela comunidade. “Um evento muito importante que levantou o astral de todos. A melhor coisa que já aconteceu aqui”, afirmou.


A organizadora Maria Braga destacou alguns diferenciais do festival. “A qualidade musical atrai um público que busca a boa música, e encontra nos restaurantes (uma gastronomia qualificada), e um lugar bonito, que traz uma história com seus casarões do séc. XIX, pode-se dizer que tudo aqui tem um encantamento” e encerrou com a frase de agradecimento: “O nosso muito obrigada por nos prestigiarem e ser uma plateia tão bacana que merecem só coisas boas”. 

Clique aqui e conheça o site oficial do Festival

Confira as fotos gentilmente cedidas por Andréia Veiga, do Jornal Voz de S. João:

Por Márcio Sabones
Fotos: Jornal Voz de S. João







Comentários