"Outubro Rosa" tem início em São João Nepomuceno


Direção e abelinhas da ASFECER em evento de abertura da campanha "Outubro Rosa" (Foto: Márcio Sabones)

Na manhã dessa sexta-feira (30/09), a Associação Feminina de Combate ao Câncer (ASFECER) de São João Nepomuceno deu início a 6ª edição da Campanha “Outubro Rosa” com um encontro com representantes de autoridades políticas municipais (Executivo e Legislativo), empresários, Associação da Melhor Idade, Associação dos Aposentados e Pensionistas, Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas, Lar Ambrosina de Mattos, Lions Club, Sociedade São Vicente de Paulo, Secretaria Municipal de Desenv. Indústria e Comércio,Secretaria Municipal de Saúde, agentes de saúde, Unimed, imprensa local, funcionários e assistidos da ASFECER para debates e palestra sobre a conscientização, prevenção e informações do Câncer de Mama e o trabalho da associação na cidade e região.


Discurso da presidente Gracinha Tozatto
O lançamento da campanha que se estende por todo o mês de outubro em São João Nepomuceno (programação segue em anexo no fim do texto) levou para uma discussão baseada em dados, estudos e experiências daqueles que trabalham diariamente na ASFECER com as autoridades e a participação dos convidados. A presidente Maria das Graças Sporch Tozatto deu as boas vindas aos convidados num discurso breve, mas que registrava ali a importância da ASFECER, enquanto associação e prestadora de serviços na cidade. 

Na sequência, a enfermeira responsável da ASFECER, Talita de Souza Matos citou a importância das parcerias e convênios com o Poder Público e Privado, no que se refere a recursos para a realização de exames e viagens de assistidas. Talita citou que esteve na última semana no 3º Congresso de Oncologia em São Paulo (SP), com o tema “Todos contra o câncer” e por lá debates sobre melhorias de acesso da população às medicações inovadoras e até mesmo em simples exames, que segundo ela, muitas mulheres têm receio de fazer exames, falta de informações ou de aparelhagens e equipamentos. Talita e o prefeito Célio Ferraz ainda citaram a questão da judicialização da saúde brasileiro, onde várias entradas judiciais para exames, medicamentos e operações começaram a pesar nos orçamentos públicos. “É a solução para uma pessoa, não para o sistema de saúde”, explicou a enfermeira.

Mesa de autoridades. O Secretário de Saúde Plínio Furtado dialogou sobre condições do município e a campanha de combate ao Câncer de Mama (Foto: Márcio Sabones)
Outros temas também foram colocados à mesa como o envelhecimento do brasileiro e a predominância de doenças crônicas sobre as infecciosas, o pedido de notificação de incidência de câncer na cidade, prevenção, uma aplicação que partirá da Secretaria Municipal de Saúde pelos agentes coletando números e estatísticas na cidade, as responsabilidades e os recursos municipais, estaduais e nacionais, exames de mamografia, os trabalhos voluntários, as prestações de contas e elogios a presidente Gracinha Tozatto, direção, funcionárias e voluntárias da ASFECER. 

 A palestrante do dia, a médica Dra. Andréia Lenotti com o tema “Prevenção do Câncer de Mama” que muito elogiada pela mesa de autoridades citou com detalhes e didática os cuidados, preventivos e alerta com o câncer. Dra Andrea ainda respondeu algumas perguntas da plateia sobre o tema. Ao final do evento, um cofee break foi servido aos convidados.

 Por Márcio Sabones
(Matéria assinada por este jornalista no Portal Fatos Net,
Publicado no dia 30 de setembro de 2016)
Fotos: Márcio Sabones

GALERIA DE FOTOS
























 

Comentários