Blog do Sabones - Expediente

Blog do Sabones - Expediente

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Girafa não desfila e Barril vira baile


Mudanças radicais nos mais antigos e tradicionais blocos do carnaval são-joanense. Girafa interrompe desfiles ininterruptos desde a década de 60 e Barril vai para os Trombeteiros
 
Ausência das mulinhas, marchinhas da Girafa e do Barril nas ruas da cidade (Foto: Arquivo/Márcio Sabones - carnaval 2016)
Em visita na casa do presidente do Bloco da Girafa, Luiz Costa “Carioca” nessa semana, a nossa equipe recebeu a notícia oficial da decisão da diretoria de cancelamento do desfile do mais antigo bloco em atividade do carnaval de São João Nepomuceno, que seria agendado para o domingo de carnaval, dia 26 de fevereiro, a partir das 17h. 

O desfile que tradicionalmente tem concentração no bairro Santa Rita, local de sua criação e promove um desfile pelas ruas do centro da cidade até a Estação Rodoviária com seus bichos, bonecos, mulinhas, bateria, distribuição de doces e milhares de foliões estarão de fora da folia em 2017. 

Bonecões da Girafa
“Decidimos em reunião com a diretoria de cancelar nosso desfile, pois precisamos de uma estrutura de som (trio elétrico ou um carro de som) para os intérpretes de nossas marchinhas e também como não haverá a estrutura da passarela (Circuito) não faz sentido desfilar, pois quem estará na rua para nos aplaudir? É uma pena, mas essa foi a nossa decisão”, explicou Carioca. 

Questionamos o presidente sobre uma provável concentração (“concentra, mas não sai”). “Chegamos a pensar nisso também, como os outros blocos pretendem fazer, mas se isso fosse acontecer teria de ser aqui no bairro, lugar onde a Girafa nasceu. Mas mesmo assim a diretoria decidiu não fazer”.

BLOCO DO BARRIL

Bloco do Barril 2016
O Bloco do Barril não cancelou, mas deixou as ruas para uma nova roupagem em baile de clube. O mais famoso bloco da cidade não desfilará com sua rainha em carro aberto no centro de São João Nepomuceno, sempre acompanhado por milhares de foliões, chegando a ter mais de 25 mil pessoas em desfile em carnavais de anos passados. Desta vez, em uma parceria com o Novo Clube Trombeteiros de Momo e uma produtora de eventos, a realização do 1º Baile do Barril na comemoração de 44 anos de história. 

O baile acontecerá na 2ª feira de carnaval, dia 27 de fevereiro, a partir das 22h, na sede dos Trombeteiros, e terá a atração da banda “Loucura Maior” de Juiz de Fora, com o melhor do samba, axé e pagode, além da cerimônia da coroação da nova rainha, miss barril, embaixatriz do turismo e premiações em dinheiro para os grupos fantasiados (masculino, feminino e misto). Os ingressos serão vendidos antecipadamente a R$ 20,00 e mesas a R$ 130,00 na secretaria do clube no centro da cidade.

Por Márcio Sabones
(Matéria assinada por este jornalista na capa do
Jornal Voz de S. João, edição nº 5495)

Um comentário:

  1. Infelizmente acho que houve uma reação (política) precipitada. No passado não havia subsidio da prefeitura e todos saíam. Houve mudanças, houve, hoje os blocos estão maiores precisa de alto falante? Qualquer carro de som pode resolver o problema. A existência de banheiros químicos podiam ser negociados cm a prefeitura e os empresários. Muita coisa poderia ser feita, lhe garanti que o povo não faltaria.
    Veja como funciona a parceria com a iniciativa privada.
    Os proprietários do Bar do Alex e Bar do Marquinhos confirmaram a realização de atividades carnavalescas na Rua Nova (Rua Comendador José Soares) para 2017. O local que tradicionalmente concentra os blocos 4 Gerações e Zé Pereira, neste ano contará com o Bloco dos Tourão e programação especial com bateria e muito samba.
    Confira abaixo a programação completa do Carnaval da Rua Nova:

    5ª feira (23/02): Bateria e carnaval com música no bar

    6ª feira (24/02): Concentração do Bloco dos Tourão (Coroação do novo Rei e do Muso)

    Sábado (25/02): Roda de Samba e carnaval com música no bar

    Domingo (26/02): Carnaval com música no bar

    2ª feira (27/02): Carnaval com música no bar

    3ª feira (28/02): Carnaval com música no bar

    De acordo com os organizadores, o principal objetivo do Carnaval da Rua Nova 2017 é manter viva a tradição carnavalesca do local, que é sempre um dos mais frequentados por foliões de todas as idades durante o período carnavalesco. Enquanto os tradicionais blocos 4 Gerações e Zé Pereira decidiram não sair, o “jovem” Bloco dos Tourão promete divertir os foliões, mantendo viva a tradição da Rua Nova no Carnaval da “Garbosa”.

    ResponderExcluir