Produtores Rurais e Instituições em encontro para seminários




Palestra com pesquisador Leonardo Resende com análises de solos, raízes e uso de pastagens e animais

Uma parceria entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SAMATUR), EMATER-MG e a Fazenda Cachoeira Alta no último dia 8, na bela propriedade do Sr. Roberto Moreira Dias, às margens da rodovia LMG 858 (liga SJN-Descoberto), um importante seminário acerca do assunto de preservação e técnicas silvipastoris, barraginhas e contenção de enxurradas.

Sistemas Silvipastoris, Barraginhas e Conteções de Enxurradas foram temas discutidos
Foram registrados 43 representantes de 10 cidades, sendo elas (São João Nepomuceno, Descoberto, Mar de Espanha, Bicas, Cataguases, Tocantins, Rochedo de Minas, Leopoldina, Ubá e Além Paraíba) de prefeituras, IEF, EMATER, Sindicatos Rurais, produtores rurais e o Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas. 

O seminário foi ministrado pelo pesquisador de Pecuária Lucrativa e produtor rural, o sr. Leonardo de Oliveira Resende da cidade de Juiz de Fora, que apresentou as realidades dos pastos da Zona da Mata, as técnicas de manejos e cuidados com o solo e os animais (pastagens) nos morros, um histórico de extração e exploração da região, as atividades de pecuária em cada caso, os biomas brasileiros e usos de equipamentos e técnicas com redução de custos. 

No segundo momento, a Silvicultura e a importância de entender os novos processos e necessidades de ampliar culturas e o máximo aproveitamento dos produtos (Sintropia). “Sei que existe resistência às mudanças, mas o produtor rural deve ficar atento as novas tendências do mercado, senão pode ficar estagnado ou pior, entrar em falência”, explicou Leonardo que ainda citou os três tipos de pastagens: Super pastejo, adequado e o não adequado, e fez uma conversa em campo com os convidados demonstrando as terras daquela propriedade e suas diferentes forma de trato. 

Bate papo em campo. Na bela Fazenda Cachoeira Alta
No final da apresentação, o pesquisador Leonardo abriu um debate com os convidados, no qual diversas perguntas e trocas de experiências formataram um interessante encontro. A fazenda iniciou um trabalho com o uso das atividades demonstradas no encontro, e algumas diferenças já são percebidas. A analista do IEF, Vanda Souza Leite levou mudas com plantas que beneficiam o solo e tirou dúvidas de produtores. Vanda disse da importância do evento que discute e conscientiza o meio ambiente.

Por Márcio Sabones
Fotos: Márcio Sabones

GALERIA DE FOTOS





















Comentários