COMO USO O "NÃO" PARA PODER EVOLUIR



O Blog do Sabones disponibiliza o texto do palestrante Ricardo Gandra para apreciação de seus leitores. Confira:

Olá amigos e amigas, já pararam para pensar em quantos “nãos” nós recebemos em nossas vidas? Já fizeram uma reflexão das inúmeras situações que criamos uma expectativa de receber um “sim” e acabamos frustrados ao nos depararmos com uma negativa? Se eu perguntar para você, leitor, se você gosta de receber um “não, obviamente receberei um outro taxativo “não”. O ser humano, definitivamente, parece não ter sido preparado para ser receptivo a contrariedades.


Mas eis aqui alguns pontos para refletirmos sobre o “não” e alocarmos esta resposta que tanto nos atormenta como um estímulo de crescimentos pessoal e profissional.

Primeira reflexão, minha gente! Quando você leva uma proposta, realiza um pedido, solicita algo a alguém, pedi o consentimento ao outro para uma ação, pense o seguinte: O “não” você já tem! Portanto, nada de frustração, nada de se entregar, nada de pensamentos pessimistas, é proibido dizer “sou um fracassado”. Você não encontrará nenhuma novidade se o “não” for a resposta do indivíduo, uma vez que esta resposta já é uma realidade.

Mais um pensamento para analisarmos: quando recebemos sucessivas respostas antagônicas ao nosso desejo, é motivo de reflexão. Será que a forma, o método, o jeito, o procedimento que escolhemos é realmente o mais correto, o mais eficaz? Talvez se mudarmos um pouco a estratégia, poderemos moldar ou aperfeiçoar a maneira de expor nossos produtos, escolher uma forma mais inteligente de abordagem aos nossos clientes e, assim, reverter as negativas para conquistar êxito nos negócios.


Os estudos do SEBRAE revelam que uma alta porcentagem de empresas vai à falência com menos de cinco anos de idade, principalmente os microempreendedores. É fato que o sucesso de mercado, o alto nível de desempenho, os cases de êxito de vários empresários e profissionais está muito baseado na perseverança, insistência, foco, fé em Deus e confiança naquilo que se propõe a fazer. E quem disse que estes sujeitos não receberam sucessivos nãos em sua vida?

Como diretor de emissora de TV, como responsável pela comunicação de um parlamentar durante vários anos, como apresentador e produtor de programas, como jornalista, como professor acadêmico e palestrante já recebi uma “enxurrada” de “nãos”. Faz parte da vida, sempre receberemos até o fim dos nossos dias. Desde que o mundo é mundo, respostas contrárias aos nossos desejos aparecerão em nossos caminhos. O que vai diferir, o que vai te diferenciar na sua vida pessoal e no mundo dos negócios é a forma como você os encara, como você os percebe, a maneira como os enfrenta. Os vitoriosos tiveram incontáveis “nãos”, mas colecionam cada vez mais a resposta positiva, por terem acreditado em seus caminhos, por terem feito da sua escolha um exercício de fé. Pensar grande e pensar pequeno custam a mesma coisa. Convido-o(a) a pensar grande! Até a próxima!


Por: Ricardo Gandra
Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Marketing; pós-graduado em Comunicação Empresarial; pós-graduado em Imagens e Culturas Midiáticas; professor de Marketing da MBA de Gestão Empresarial da Fupac e professor da mesma disciplina na pós em Educação da mesma instituição acadêmica; palestra há cerca de 15 anos e é conhecido no mercado por oferecer encantamento com palestras divertidas que agregam valor na vida das pessoas. 

Comentários