LIKE SJN: IGREJA MATRIZ – “A casa mãe de São João Nepomuceno”

igreja Matriz de São João Nepomuceno (Foto: Márcio Sabones 2019)

Segundo historiadores, a capela do Rio Novo de baixo que depois tornou-se na nova Capela de São João Nepomuceno foi erguida no início do séc. XIX (aproximadamente no ano de 1810).

E pelos contos dos mais antigos, que chegam a ser controversos, o relato mais forte é do encontro de três grandes fazendeiros da região: Guarda Mor Furtado de Mendonça, Manoel Rodrigues Nazareth e Antônio Dutra Nicácio que decidiram por sua construção depois de cavalgarem de suas terras até um ponto do encontro, próximo à fronteira de suas terras.



Esta forma de encontro e construção de capelas vem de um costume da Ilha dos Açores, terra originária das famílias destes fazendeiros. A partir daí, o povoado surgia naquela localidade que chamamos de Matriz.

Igreja Matriz no início do século XX (Foto: Acervo histórico -
Museu Municipal SJN)


Anos depois, Domingos Henriques de Gusmão, sobrinho do Padre Jacó Henriques de família da cidade de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete) trouxe a imagem de São João Nepomuceno para essa terra, onde ficou no altar de uma antiga capela localizada nas terras dos Henriques (pelas bandas da Vargem Grande). Logo depois, a imagem veio para a capela que originou a Igreja Matriz da “Cidade Garbosa”.






















Comentários